Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

A coleção de fiascos do São Paulo na última década

Defensa y Justicia, Penapolense, The Strongest, Juventude, Bragantino... Torcida tricolor passou por diversos momentos embaraçosos nos últimos 10 anos

Nos últimos 10 anos, o São Paulo colecionou resultados que entraram na história da equipe de forma negativa. Em uma década, o time sofreu com eliminações para times menores, goleadas para rivais e venceu apenas dois títulos: o Brasileiro de 2007 e a Sul-americana de 2012. Nesta quinta-feira, o time passou por um dos piores constrangimentos: foi eliminado da Copa Sul-Americana, em pleno Morumbi, pelo Defensa y Justicia, clube pequeno da Argentina que jamais havia disputado uma competição internacional.

Relembre 12 momentos em que o time decepcionou desde 2007

21/04/2007 – São Paulo 1 x 4 São Caetano (Morumbi) – Semifinal do Campeonato Paulista

O time foi eliminado no Campeonato Paulista de 2007 com uma goleada em casa para o São Caetano, que já era um clube de segunda divisão. O São Paulo havia empatado o jogo de ida por 1 x 1.

São Paulo x São Caetano - Paulista 2007

Jogadores do São Caetano comemoram vitória sobre o São Paulo no Morumbi (Renato Pizzutto/PLACAR/Dedoc)

12/05/2011 – Avaí 3 x 1 São Paulo (Ressacada) – Quartas de final da Copa do Brasil

Após ter vencido por 1 x 0 no Morumbi, o São Paulo foi a Florianópolis como favorito pela vaga, mas acabou eliminado.

Avaí x São Paulo - Copa do Brasil 2011

Jogadores do Avaí comemoram a classificação na Copa do Brasil na Ressacada (Giuliano Gomes/Folhapress)

26/06/2011 – Corinthians 5 x 0 São Paulo (Pacaembu) – 6ª rodada do Campeonato Brasileiro

Com show de Liedon e Danilo, o Corinthians não tomou conhecimento do São Paulo no Morumbi. Era apenas o começo do Campeonato Brasileiro daquele ano e o São Paulo jogar sem vários titulares, mas nada pode ser pior para o torcedor do que ser goleado pelo maior rival.

Corinthians x São Paulo - Brasileirão 2011

Liedson comemora gol sobre Rogério Ceni, goleiro do São Paulo, na goleada por 5 a 0 do Corinthians, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro de 2011 (Daniel Augusto Jr/Folhapress)

27/11/2013 – Ponte Preta 1 x 1 São Paulo (Moisés Lucarelli) – Semifinal da Copa Sul-americana

Defendendo o título do torneio, o São Paulo tinha a Ponte Preta, que lutava contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Após perder a partida de ida, no Morumbi, por 3 x 1, o time foi eliminado com um empate em Campinas.

São Paulo x Ponte Preta - Copa Sul-Americana 2013

O jogador César da Ponte Preta, comemora o gol de sua equipe, no empate com o São Paulo, em 1 a 1, no estádio Romildo Ferreira, em jogo válido pela semifinal da Copa Sul-Americana (Rodrigo Capote/Uol/Folhapress)

26/03/2014 – São Paulo (4) 0 x 0 (5) Penapolense (Morumbi) – Quartas de final do Campeonato Paulista

Em outro vexame histórico, o São Paulo foi surpreendido pela equipe de Penápolis, que segurou um empate sem gols no Morumbi e venceu nos pênaltis, eliminando o time do estadual.

Vexames do São Paulo

Rogério observa defesa de Samuel: Penapolense eliminou São Paulo nos pênaltis no Campeonato Paulista  (Rodrigo Coca/Fotoarena)

13/08/2014 – São Paulo 1 x 3 Bragantino (Morumbi) – 3ª fase da Copa do Brasil

Pela primeira vez o São Paulo foi eliminado antes das oitavas de final da Copa do Brasil. E de forma doloroso: após vencer em Bragança Paulista por 2 x 1, o time foi eliminado no Morumbi pelo Bragantino, clube que disputava a segunda divisão nacional.

São Paulo x Bragantino - Copa do Brasil 2014

Jogadores do São Paulo ao final da partida contra o Bragantino pela Copa do Brasil de Futebol 2014 (Julia Chequer/Folhapress)

28/06/2015 – Palmeiras 4 x 0 São Paulo (Allianz Parque) – 9ª rodada do Campeonato Brasileiro

Novamente, uma goleada para um rival. Dessa vez, no estádio do Palmeiras, o time do São Paulo perdeu por 4 x 0, ainda no começo do Campeonato Brasileiro de 2015.

Palmeiras x São Paulo - Brasileirão 2015

Cristaldo comemora o quarto gol na vitória do Palmeiras sobre o São Paulo em 2015 (Alexandre Schneider/Getty Images)

22/11/2015 – Corinthians 6 x 1 São Paulo (Arena Corinthians) – 36ª rodada do Campeonato Brasileiro

O Corinthians já era campeão e jogou com um time cheio de reservas. Mesmo assim, goleou impiedosamente o São Paulo em Itaquera na grande festa do hexacampeonato.

Corinthians x São Paulo - Brasileirão 2015

Jogadores do Corinthians comemoram na goleada por 6 a 1 sobre o São Paulo no Itaquerão (Friedemann Vogel/Getty Images)

17/02/2016 – São Paulo 0 x 1 The Strongest (Pacaembu) – 1ª rodada da fase de grupos da Libertadores

Logo na primeira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, jogando no Pacaembu, o São Paulo perdeu para o The Strongest. Essa foi a primeira vitória de um time boliviano no Brasil.

Partida entre São Paulo e The Strongest, válida pela primeira rodada do grupo 1 da Taça Libertadores da América, no estádio do Pacaembu (Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho), em São Paulo (SP)

Derrota por 1 a 0 foi tratada como um dos maiores vexames do time na Libertadores (Ricardo Matsukawa/VEJA)

17/04/2016 – Audax Osasco 4 x 1 São Paulo (Prefeito José Liberatti) – Quartas de final do Campeonato Paulista

O Audax Osasco surpreendeu naquele ano, com um grande futebol. Mas contra o São Paulo, nas quartas de final, venceu por goleada, eliminando o time que não vence o Estadual desde 2005.

Partida entre Audax e São Paulo

Partida entre Audax e São Paulo, no estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco  (Foto/Folhapress)

24/08/2016 – Juventude 0 x 1 São Paulo (Alfredo Jaconi) – Oitavas de final da Copa do Brasil

O São Paulo até venceu o Juventude, que disputava a terceira divisão, em Caxias do Sul. Mas a derrota por 2 x 1 no jogo de ida, no Morumbi, fez com que o time fosse eliminado na Copa do Brasil, título que o clube jamais conquistou.

Sao Paulo x Juventude

Roberson do Juventude comemora seu gol durante partida contra o Sao Paulo pela Copa do Brasil 2016  (Mauro Horita/AGIF/Folhapress)

11/05/2017 – São Paulo 1 x 1 Defensa y Justicia (Morumbi) – 1ª fase da Copa Sul-americana

Após empate sem gols na Argentina, o São Paulo aparentemente teria facilidade para se classificar na Copa Sul-americana. No entanto, o que se viu no Morumbi foi um jogo fraco do time da casa, que empatou em 1 x 1 contra o pequeno clube argentino, ficando fora do torneio.

São Paulo x Defensa y Justicia - Copa Sul-Americana

Jogadores do Defensa y Justicia (ARG) comemoram após eliminar o São Paulo na primeira fase da Copa Sul-Americana no Morumbi (Nelson Almeida/AFP)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Marcelo Abdul

    Duas correções. A primeira é que o repórter esqueceu de citar o título brasileiro de 2008. A segunda é que a goleada do Corinthians em 2011 aconteceu no estádio do Pacaembu e não no Morumbi.

    Curtir

  2. Todo grande time passa por crises, o Corinthians por exemplo ficou 60 anos sem ganhar nada, o Palmeiras 50 anos, e o Santos 07 anos.

    Curtir