Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Em crise, Holanda contrata novo técnico para tentar vaga na Copa

Dick Advocaat já disputou Copa e Eurocopa com a seleção holandesa

A seleção da Holanda confirmou nesta terça-feira a contratação do técnico Dick Advocaat, de 69 anos. Em sua terceira passagem pela seleção, ele terá como grande missão recuperar a equipe nas Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo e buscar uma classificação para jogar na Rússia, em 2018.

Advocaat já comandou a Holanda entre 1992 e 1994 e entre 2002 e 2004. Na primeira passagem, era o treinador do time holandês que foi derrotado pela seleção brasileira por 3 a 2, nas quartas de final da Copa de 1994, nos Estados Unidos. Na segunda, foi semifinalista da Eurocopa de 2004, perdendo a semifinal para o mandante Portugal, por 2 x 1.

Atual treinador do Fenerbahçe, que disputa o Campeonato Turco até o dia 4 de junho, Advocaat ainda não tem definida sua data de estreia pela seleção, que tem jogos marcados para os dias 31 de maio e também 4 e 9 de junho.

Advocaat vai substituir Danny Blind, demitido após a derrota para a Bulgária, na última rodada das Eliminatórias, em março. Em baixa nos últimos anos, quando até ficou de fora da Eurocopa, a Holanda ocupa atualmente a quarta colocação do grupo A das Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Pelo formato da disputa, somente o primeiro colocado de cada uma das nove chaves da competição garantem vaga direta na Copa. Os oito melhores segundos colocados vão disputar um playoff para definir mais quatro lugares no Mundial. Ainda com cinco jogos em disputa nas Eliminatórias, a Holanda soma sete pontos. A França lidera com 13, a Suécia tem 10 e a Bulgária nove pontos.

(com Estadão Conteúdo)