O país não tem uma política da alfabetização. Estados, municípios, Faculdades e ONGs ainda hesitam em aceitar a evidência científica e suas implicações.
Programa Alfa e Beto na TV é resposta ao desafio de colocar no ar, em plena pandemia, 95 episódios de Língua Portuguesa (Alfabetização) e 95 de Matemática.
O programa Alfa e Beto na TV surge no contexto da pandemia. Ficará no ar, em canal aberto, entre o dia 26 outubro de 2020 e fevereiro de 2021.
A pandemia abriu as portas para repensar a escola. Há espaço para conciliar as virtudes intrínsecas do modelo escolar com as virtudes das novas tecnologias
A epidemia do coronavírus fez a sociedade sentir falta e até mesmo saudade da escola. Isso vale para os pais e também para as crianças e jovens. Quem diria!
Muitas das chamadas habilidades socioemocionais se desenvolvem em função da própria estrutura, regras e modos de funcionamento da escola.
Conhecer melhor o valor do ensino presencial pode ajudar a aprimorar a sua qualidade e a incorporar o ensino híbrido e outras formas de ensino à distância.
O que as evidências nos ensinam sobre os impactos decorrentes da suspensão prolongada das aulas em razão da pandemia de covid-19.
O livro "A falácia socioconstrutivista” é um convite à reflexão e à reconsideração dos pressupostos que orientam o discurso e a prática pedagógica.
Pouco interessa quem será o novo ministro da Educação, se e quando haverá troca. Mais importante é definir os rumos dessa área tão estratégica para o país.
Currículos simples e com foco, implementados por professores instrumentalizados de forma adequada: caminhos com pouca chance de erro para a nossa educação.
Para melhorar a educação no Brasil, precisamos parar de falar em “mais” e começar a falar em "melhor". Inclusive melhor uso do tempo em sala de aula.
É mais relevante o professor ter um bom nível acadêmico geral e conhecer bem o conteúdo que leciona do que ter títulos de mestrado e doutorado.
Dado o caráter explosivo da pergunta, procuramos responder, como sempre, com base nas evidências. Dados conflitam com o senso comum.
Não existe bala de prata. O tempo integral – qualquer que seja a sua definição – não vem afetando significativamente o desempenho dos alunos.
No Brasil, escola em tempo integral é sempre vista como um dos principais fatores de melhoria do desempenho escolar. O que as evidências mostram sobre isso?