Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

VEJA.com lança página com raio-x dos candidatos nas redes

Elaborada pela empresa de monitoramento Scup, ferramenta faz varredura em quatro redes: Facebook, Twitter, Google+ e Instagram

Por Da Redação
12 out 2014, 09h19

O que os eleitores falam sobre os candidatos nas redes sociais? Em que regiões do Brasil esses eleitores são mais ativos? Há mais homens ou mulheres? Os candidatos são mais citados em quais redes? Que assuntos são associados a eles?

O comportamento dos eleitores nas redes sociais pode ser mais bem compreendido com ajuda da ferramenta “Eleições nas Redes”, exibida em página exclusiva de VEJA.com. Elaborada pela empresa de monitoramento Scup, a ferramenta faz uma varredura em quatro redes – Facebook, Twitter, Google+ e Instagram -, contabilizando postagens feitas desde março relativas aos candidatos que disputam o segundo turno da eleição presidencial e dos governos de seis Estados.

A pesquisa das citações a candidatos é feita por programação. Em primeiro lugar, o sistema é alimentado com palavras-chave que devem ser encontradas nas redes – como “Aécio” e “Dilma”, no caso da disputa à Presidência. Isso inclui também variações produzidas a partir da digitação errada dos nomes, como “Diuma” ou “Russef”, no caso do nome da candidata petista à reeleição.

Para refinar as buscas, o sistema analisa ainda a probabilidade de as citações encontradas de fato se referirem aos candidatos. Por exemplo, no caso da disputa do Rio, a pesquisa a citações sobre o candidato “Pezão” procura outros indícios de que as postagens fazem mesmo referência ao peemedebista – e não a outra pessoa com o mesmo apelido ou pura e simplesmente a um pé grande. Para isso, o programa busca posts que também incluem textos como “governador”, “candidato” ou “PMDB”, entre outros.

“O monitoramento dá uma medida do interesse dos usuários das redes sociais pelos candidatos. Essa referência pode ser importante para a população em geral, e para o eleitor em particular”, diz Fabio Marques Santos, head de marketing do Scup.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.