VEJA chega a 1 milhão de fãs no Facebook
Com a marca, VEJA consolida sua posição de destaque entre os veículos de informação mais influentes na maior rede social do planeta
VEJA comemorou na semana passada um novo marco nas redes sociais: sua página no Facebook atingiu o número de 1 milhão de fãs, consolidando a posição de destaque entre as publicações mais respeitadas e influentes do planeta. O contato diário estabelecido com os usuários do serviço – sem o uso de robôs digitais para disparar respostas automáticas – ajudou a fazer de VEJA uma das maiores referências no Brasil e no mundo, à frente de veículos internacionais como as revistas Time, dos Estados Unidos, e Der Spiegel, da Alemanha.
Os fãs de VEJA no Facebook deixaram mais de 370 000 comentários desde que a página foi criada, em junho de 2009. Nesse período, os fãs da revista chancelaram os conteúdos postados diariamente com 1,4 milhão de “Curti”, clicando no botão com o polegar para cima. Só no último mês, VEJA conquistou 100 000 novos fãs. Esses números refletem uma empatia rara de obter por um título impresso tradicional no universo digital – mesmo que secundado por uma presença marcante de Veja.com, que tem 7 milhões de visitantes únicos por mês. Com mais de 50 milhões de brasileiros cadastrados e quase 1 bilhão de usuários em todo o mundo, o Facebook criou um ecossistema digital em que as pessoas podem se manifestar e exercitar livremente a crítica, revelando suas preferências sem a menor influência de impulsos artificiais. O sucesso de VEJA nesse ambiente altamente exigente e rico em atrações é fruto da constante alimentação das páginas de Veja.com com conteúdos exclusivos, relevantes, e de um time de colunistas que analisam, hierarquizam e contextualizam informações e, principalmente, não deixam ninguém indiferente.
A presença marcante de VEJA em outras redes sociais se deve aos mesmos princípios que fazem o sucesso da marca no Facebook. No microblog Twitter – acessado mais de 10 milhões de vezes por brasileiros em junho – VEJA está muito próximo de atingir a fenomenal marca de 2 milhões de seguidores, o que reflete a liderança da revista entre as publicações nacionais. Em maio de 2010, VEJA chegou a ocupar a posição do perfil mais influente do mundo no Twitter, segundo o Twitalyzer, que mede o desempenho a partir de quatro critérios: influência, impacto, generosidade e relevância. Em dezembro do mesmo ano, outra pesquisa, produzida pelo youPix, responsável por realizar o maior evento sobre cultura digital no Brasil, elegeu VEJA a mais influente conta do Twitter do Brasil. A mesma tendência está se verificando no Google+, rede social criada pelo gigante de buscas em junho de 2011, em que VEJA é a publicação brasileira de maior presença, com mais de 300 000 amigos, em sete meses. Fãs no Facebook, seguidores no Twitter e amigos no Google+, eles formam nossa família ampliada digitalmente e comprometida com a qualidade e a confiabilidade da informação.
Confira outros destaques de VEJA desta semana