Neste domingo, o perfil do VEJA no Twitter alcançou a marca de 200.000 seguidores – mantendo-se entre as 50 contas mais populares do país no microblog, e a primeira de autoria de um site de notícias. Criado em fevereiro de 2009, o perfil acumula marcas importantes nos últimos meses: em maio, chegou a ocupar a posição de mais influente do mundo, segundo a ferramenta independente Twitalyzer, que mede em tempo real o desempenho de contas a partir de quatro critérios: influência, impacto, generosidade e poder/relevância.
Nos 16 meses de vida, o perfil vem mantendo contato constante com os usuários da rede, postando em média 28 mensagens ao dia. “Sou leitor da revista porque confio no conteúdo e repasso, com ou sem comentários, as notícias que acho interessantes e ou importantes para mim e meus seguidores”, resume o arquiteto Glaucio de Souza, um dos seguidores de @veja que mais replicam os posts do perfil.
Além de ser líder no Brasil, o perfil de VEJA se destaca entre as publicações estrangeiras em matéria de seguidores. Está à frente, por exemplo, do diário britânico Guardian (67.000 seguidores) e do americano USA Today (57.000). O perfil da rede de TV CNN é o líder mundial: três milhões.
Confira no quadro a seguir alguns dados do perfil e compare-os com números registrados em novembro, quando VEJA atingiu 100.000 seguidores.