Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Vaia a Dilma engrossa nas redes sociais

Citações a "panelaço" crescem dez vezes em um dia. "Análise de sentimento" de postagens mostra insatisfação crescente com a presidente

Por Da Redação 11 mar 2015, 12h31

O pronunciamento de Dilma Rousseff em rádio e TV, no último domingo, durou 16 minutos. Mas a reação à fala da presidente continuou reverberando no Twitter e no Facebook.

Leia mais:

No Twitter, #VaiaDilma bate #DilmadaMulher. Veja disputa minuto a minuto

‘Dilma+impeachment’ explode nas redes sociais

Segundo relatório da Scup, empresa de monitoramento, gestão e análise de mídias sociais, o número de postagens nas duas redes associando o nome da presidente a termos como “impeachment”, “panelaço”, “pronunciamento” ou “discurso” disparou a partir da segunda-feira. Entre 0h do domingo e 12h30 da segunda, foram encontradas nas duas redes 11.200 postagens obedecendo àqueles critérios, número que saltou para 106.800 no período compreendido entre 12h30 de segunda e 16h desta terça.

Continua após a publicidade

Entre todas as mensagens analisadas, os termos mais citados são “panelaço” e a hashtag #VaiaDilma. “Panelaço” liderou a lista nos dois períodos. No primeiro (h0 de domingo a 12h30 da segunda), o termo aparecia em 83% das mensagens; no segundo, em 52%. Em termos numéricos, contudo, a evolução foi substancial, passando de 9.300 para 61.000 menções – um crescimento de mais de 550%. A parcela de posts que usaram a hashtag #VaiaDilma se manteve idêntico, 23%, mas também cresceu em termos absolutos, passando de 2.500 para 27.000 – crescimento de quase onze vezes.

Também foram citados nas postagens termos como “PT”, “Lula”, “FHC”, “Petrobras”, “PSDB” e “Aécio”. No segundo período analisado, eles aparecem, respectivamente, em 9,5%, 3,3%, 2,3%, 1,9%, 1,4% e 1,2% dos posts. É possível que um mesmo post fizesse menção a mais de um termo.

Além de revelar que aumentou a gritaria virtual contra Dilma, o monitoramente da Scup realizou a chamada “análise de sentimento” das postagens. No primeiro período, cerca de 60% dos posts eram críticos à presidente (e 40% favoráveis), cifra que subiu para 87% no segundo. Para a análise de sentimento, o monitoramento identifica automaticamente termos usados para demonstrar apoio ou rejeição a Dilma. Nos casos em que há dúvida, a avaliação é feita manualmente por uma analista.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.