Compras por tablet e celular são 9,7% do e-commerce
Em 2014, uma em cada dez compras online ocorreu por plataformas móveis
Os brasileiros compraram mais por meio de celulares e tablets em 2014 do que no ano anterior, de acordo com relatório divulgado hoje pela WebShoppers, que compila os resultados do comércio eletrônico nacional. As compras pelos dispositivos móveis representaram 9,7% de todas as aquisições feitas pela internet no ano passado, contra 4,8% de 2013.
O smartphone foi responsável por 56% das compras em plataformas móveis, enquanto os tablets ficaram com 44%. O relatório informa que a idade média desses compradores é 40 anos e a renda deles é superior a daqueles que usam apenas computadores ou laptops: R$ 6.128 por mês contra R$ 4.738.
Leia também:
Mulheres são menos tolerantes com o uso de smartphones no trabalho
Motorola lança smartphone com bateria de longa duração no Brasil
O crescimento das compras nesses dispositivos acompanhou o aumento do comércio eletrônico brasileiro, que subiu 24% de 2013 para 2014. Um dos destaques foi um maior volume de compras internacionais. Os organizadores do levantamento entrevistaram dois mil consumidores e concluíram que 40% deles compraram ao menos uma vez de lojas virtuais estrangeiras.
As razões pela preferência por lojas internacionais são, segundo o estudo, preços mais baixos e a possibilidade de adquirir produtos não disponíveis por aqui. As páginas chinesas são as mais procuradas: cerca de 55% das compras internacionais dos brasileiros na internet vêm de páginas da China.