Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Tablets com Android avançam, mas iPad continua a liderar vendas nos EUA

Categoria de tablets cresceu 49% nos EUA em relação ao ano passado, de acordo com o NPD Group

Por Da Redação
29 dez 2013, 12h25

As vendas de tablets com sistema operacional Android cresceram mais de 160% nos Estados Unidos ao longo de 2013. De acordo com novo estudo da consultoria NPD Group, a participação da plataforma do Google no mercado de computadores mais que dobrou no período, passando de 4,2% em novembro de 2012 para 8,7% em novembro de 2013.

Leia também:

Sensor permite controlar PCs e Macs com gestos

Fundador da Dell diz que empresa não é mais só de PCs

Continua após a publicidade

O crescimento nas vendas de tablets com Android, no entanto, ainda está longe de ameaçar os modelos do iPad, da Apple, no mercado americano. No último ano, o iPad perdeu apenas 1,3% do mercado no período e agora responde por 15,8% das vendas. No mercado de tablets, isoladamente, a participação de mercado da Apple chega a 59%.

De acordo com o NPD Group, 14,4 milhões de aparelhos – entre eles computadores de mesa, notebooks e tablets – foram vendidos nos Estados Unidos no período analisado. O volume total de computadores de mesa cresceu 8,5% no período, o de notebooks foi 28,9% maior, e a categoria dos tablets foi a que apresentou maior crescimento: 49% em relação a 2012.

Os tablets com Windows 8, da Microsoft, continuam na lanterna no mercado, representando apenas 2,2% das vendas. Apesar disso, a Microsoft conseguiu quase triplicar sua participação no mercado em relação ao final de 2012, quando a nova versão do sistema operacional, otimizada para tablets, foi lançada.

Continua após a publicidade

Computadores – Embora apenas um modelo tenha chegado ao Brasil em 2013, os notebooks com sistema operacional Chrome OS, do Google, se destacaram no mercado americano, de acordo com o estudo. A categoria, que inclui modelos da Samsung e da Acer, representou 21% das vendas de notebooks ao longo do ano.

Entre os fabricantes, o NPD Group ainda coloca a HP em primeiro lugar em vendas de computadores, com crescimento de 4,9% em relação ao ano passado. A segunda colocada no ranking, a Lenovo, aumentou suas vendas em 24%, mas a presença tímida no mercado de tablets, manteve a participação de mercado da empresa praticamente a mesma de 2013. Apple e Samsung fecharam o ano com 16,1% e 10% das vendas nos EUA, respectivamente.

“Os computadores com Windows não estão mortos, e a HP e Lenovo continuam comprometidas com a categoria. No longo prazo, no entanto, haverá uma diversidade cada vez maior de dispositivos e essas fabricantes terão que abraçá-los para continuar a crescer”, diz a consultoria NPD Group, em comunicado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.