O Twitter – rede de mensagens de até 140 caracteres – viveu um momento de triunfo internacional em 2009: só no Brasil, ultrapassou a marca de 10 milhões de usuários. Junto com o sucesso vieram os problemas, como uso indevido do sistema – é o caso do retweet falso e a criação de perfis falsos. Para combater o último, a ferramenta criou um selo de autenticidade, o Verified Account, que pretende atestar que uma conta de fato pertence a quem parece pertencer. Apesar da iniciativa, nem tudo vai bem nessa área também.
Desde que foi lançado, em junho, o selo pode ser requisitado por qualquer usuário – confira o passo-a-passo no fim desta reportagem. Porém, o privilégio ficou restrito a um seleto grupo de contas – leia-se “pessoas públicas” e órgãos governamentais.
Os brasileiros – campeões mundiais em permanência na ferramenta, com 57 minutos ao mês – encontram dificuldade adicional para obter o Verified Account: a imprevisibilidade do Twitter. Um exemplo: em junho, logo após a criação do selo, os apresentadores do programa de TV CQC Marcelo Tas e Rafinha Bastos fizeram a requisição. Tas obteve resposta – e o comprovante – dois meses depois. Bastos – quarto perfil mais seguido no Twitter no Brasil – espera até agora.
Ironizando a situação, ele criou seu próprio selo, o “Very Stupid Account” (Perfil muito tolo). “Esse é único e ninguém tem (risos)“, brinca. Assim mesmo, ele critica a postura do Twitter: “O problema é que fica a impressão de existir dois grupos distintos e hierárquicos de usuários na ferramenta.”
A reportagem de VEJA.com procurou a administração do Twitter, para esclarecer os critérios para a concessão ou não do carimbo digital. Não obteve resposta.
A conta de VEJA na rede de microblogs também aguarda o selo de autenticação. Desde outubro, três solicitações foram feitas ao Twitter. Nenhuma resposta foi dada.
Tas, primeiro brasileiro a garantir o selo, explica a importância da verificação para sua conta. “Tentavam criar outro perfil pessoal em meu nome”, explica. “Com uma conta autenticada pela própria ferramenta, acabaram os boatos da rede.”
Como solicitar o selo – Os interessados em requerer o certificado, devem acessar a área correspondente no Twitter. Clique na opção Feedback Form: automaticamente, seu pedido será enviado aos administradores da rede. Segundo as regras apresentadas, será verificado se o usuário requerente de fato mantém o link de seu perfil no Twitter em seu site oficial – o que comprovaria a autoria da conta do microblog.
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