Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Segredo da felicidade é abandonar o Facebook por 99 dias, defende campanha na internet

Ação é resposta a estudo feito pela rede para entender emoções de usuários

Por Da Redação
10 jul 2014, 19h44

No final de junho, o Facebook foi alvo de críticas ao realizar, sem o consentimento dos usuários, uma pesquisa para entender as emoções dos cadastrados na rede. O serviço modificou o modo como 600.000 pessoas visualizavam seus conteúdos e mapeou as reações às alterações. Em resposta à ação, a agência holandesa Just criou a campanha “99 Days of Freedom”, que incentiva usuários a deixar o Facebook por 99 dias. Ao final da experiência, eles devem contar como o hiato afetou a sua noção pessoal de felicidade.

Leia também:

Facebook faz estudo ‘secreto’ para entender emoções de usuários

Executiva do Facebook pede desculpas por estudo ‘secreto’ com usuários

Segundo o diretor de arte da agência, Merijn Straathof, o projeto surgiu depois de uma discussão de ideias acerca do controverso estudo de sentimentos da rede social. Durante o bate-papo, um dos integrantes perguntou: “Como você se sente se não usar o Facebook?”. A questão, segundo os colegas de Straathof, era realmente pertinente. “Foi assim que surgiu a campanha”, contou Straathof ao site da revista Time.

Continua após a publicidade

Considerando que cada um dos 1,2 bilhão de usuários do Facebook passa, em média, 17 minutos conectado ao site diariamente, ficar 99 dias longe da rede social representariam 28 horas livres por pessoa. Segundo o publicitário holandês, a ação sem fins lucrativos incentiva que os participantes utilizem esse tempo com trabalhos voluntários, aprendendo novas habilidades e compartilhando em um fórum tudo o que fizeram ao invés de acessar o site.

O objetivo da campanha não é motivar as pessoas a cancelar seus perfis. Durante a ação de aproximadamente três meses, os usuários devem substituir suas fotos por um logotipo da “brincadeira”. “O Facebook é uma plataforma incrível. Somos usuários fiéis do serviço e acreditamos que há muitas razões para amá-lo. Sentimos, no entanto, que existem óbvios benefícios emocionais na moderação”, afirma Straathof. Até o momento, a campanha, lançada nessa quinta-feira, já conquistou a simpatia de 2.600 adeptos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.