Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Samsung lança seu primeiro Chromebook no Brasil por 1.099 reais

Novo produto usa sistema operacional Chrome OS no lugar do Windows, e dono armazena arquivos na nuvem

Por Claudia Tozetto
12 fev 2014, 13h41

A Samsung anunciou nesta quarta-feira o início das vendas do seu primeiro Chromebook no Brasil. Por fora, ele é um notebook similar aos vendidos no mercado, mas, em vez de Windows 8, o sistema operacional é o Chrome OS, desenvolvido pelo Google. A interface é centralizada no navegador Chrome, e os aplicativos, em vez de serem instalados na máquina, são acessados por meio da web. Por isso, o notebook depende, na maior parte do tempo, de uma conexão com a internet.

Leia também:

Google vai distribuir R$ 4 milhões para ONGs brasileiras

Google quer ser gigante também no mundo da internet das coisas

O Chromebook que chega ao Brasil é o modelo C303, o mais básico oferecido pela Samsung nos Estados Unidos. O produto tem tela de 11,6 polegadas e é equipado com processador de 1,7 GHz dois núcleos, memória interna de 16 GB. O notebook, desenvolvido para oferecer a mobilidade dos tablets, tem 1,7 centímetro de espessura e pesa 1 kg. Ele possui duas entradas USB e uma entrada para cartão de memória. A autonomia de bateria, de sete horas, é inferior à da maioria dos tablets.

Continua após a publicidade

O modelo da Samsung não é o primeiro Chromebook a chegar ao Brasil. No final de outubro, a Acer anunciou a chegada de seu modelo ao Brasil, com especificações parecidas. Contudo, o produto chegou ao Brasil com preço mais alto, de 1.299 reais. Nos Estados Unidos, outras grandes fabricantes como HP e Lenovo também oferecem Chromebooks, mas não há data de lançamento desses produtos no Brasil.

O Brasil começou a receber os Chromebooks pouco mais de dois anos após o primeiro modelo chegar às lojas dos Estados Unidos. Por lá, eles fazem sucesso, mas não chegam a ameaçar a venda dos notebooks com Windows. De acordo com estudo recente da consultoria NPD Group, o Chrome OS está presente em 10% dos computadores vendidos a empresas e outras instituições, como escolas. No site da Amazon, três entre os cinco notebooks mais vendidos nos EUA são Chromebooks.

“Mais produtos estão conectados à internet o tempo todo, e as vendas de tablets estão disparando, enquanto as de notebooks estão na mesma. É um produto diferente para a era pós-PC”, diz Tony Firjam, diretor de vendas de notebooks e PCs da Samsung para o Brasil. Segundo ele, além do lançamento do C303, a Samsung já negocia com operadoras o lançamento da versão do produto com conexão a internet por meio de rede celular (3G), mas a data de chegada do produto ainda não foi definida.

O sistema operacional Chrome OS foi anunciado pelo Google em 2009. Desenvolvido em código-aberto, ele permite apenas o uso de aplicativos baseados em web, acessados por meio do navegador. O usuário do computador não pode, por exemplo, instalar programas como Word, Excel e PowerPoint em máquinas com ChromeOS. Os aplicativos disponíveis são oferecidos pelo Google e desenvolvedores independentes por meio da Chrome Web Store.

Continua após a publicidade

Outra exigência do Chrome OS é o armazenamento de arquivos em serviços de backup em nuvem, como o Google Drive ou SkyDrive, em vez de pastas localizadas em um disco rígido. Para atrair os usuários para o novo modelo, o Google oferece 100 GB de espaço gratuito no Drive.

Entre as vantagens, o sistema foi desenvolvido para funcionar em máquinas mais baratas, que não exigem chips poderosos e memória, já que as atividades são processadas na nuvem. Além disso, o ChromeOS fica pronto para usar em apenas dez segundos após ligar o notebook e recebe atualizações com novos recursos a cada seis semanas. Como o sistema não permite a instalação de programas, ele está menos sujeito a ataques de vírus para computador.

De acordo com a Samsung, explicar as diferenças entre o Chromebook e os computadores tradicionais, com Windows, será o principal desafio da empresa nos próximos meses. A empresa não revelou o investimento total para trazer o produto ao Brasil, mas a maior parte será concentrada para dar suporte aos 1.300 promotores da empresa – que trabalham em lojas próprias e de varejo. Eles serão responsáveis por demonstrar as vantagens do produto a quem está em busca de um novo notebook.

“É um produto que exige explicação ao consumidor e nosso maior investimento será feito na venda assistida”, diz Paula Costa, diretora de marketing de TI e dispositivos móveis da Samsung no Brasil. Em um primeiro momento, para ter maior controle sobre as vendas, a Samsung oferecerá o produto somente por meio de suas lojas próprias e em lojas do varejo que mantêm áreas dedicada aos produtos da marca, além de sites de comércio eletrônico.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.