Receita da Amazon com publicidade pode ultrapassar a marca dos 800 milhões de dólares
Empresa utiliza sua gigantesca base de clientes para exibir publicidade direcionada e atrair anunciantes do Google e do Facebook
A receita de publicidade da varejista Amazon pode ultrapassar a marca dos 800 milhões de dólares em 2013, segundo previsão da eMarketer, empresa de análise de tendências em marketing digital e mídia. A razão, de acordo com o levantamento, está na habilidade da empresa em utilizar sua gigantesca base de clientes para exibir anúncios direcionados em seu site ou em sites de companhias parceiras.
Leia também:
Amazon lança leitor eletrônico Kindle Paperwhite no Brasil
A varejista possui um banco de dados de consumo valioso, mas no passado evitou utilizar essas informações para fins de publicidade. Recentemente, contudo, a companhia decidiu explorar essa inteligência, de acordo com eMarketer. A ideia é exibir anúncios com maior grau de interesse a um público-alvo específico.
A nova estratégia da empresa, que busca chamar a atenção de anunciantes do Google e Facebook, rivais conhecidos por adotar a prática da venda de inteligência adquirida com base no comportamento de seus usuários, deve render à varejista 835 milhões de dólares – 37% a mais do que a receita de 610 milhões de dólares registrada em 2012.
Segundo o estudo, a maior parte da receita de publicidade da empresa vem de anúncios incluídos nos resultados de busca exibidos a partir de uma pesquisa no site Amazom.com. De acordo com a consultoria, essa receita deve chegar a 1,1 bilhão de dólares em 2015.
Os números da Amazon são significativos, mas ainda estão aquém da concorrência. Em 2012, a receita de publicidade do Google foi de 33 bilhões de dólares e a do Facebook alcançou a marca dos 4 bilhões de dólares.