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Motorola já pode vender seu relógio inteligente no Brasil

Moto 360, 3º item com sistema Android Wear, deve chegar a lojas em setembro

Por Claudia Tozetto
18 ago 2014, 13h35

O Moto 360, primeiro relógio inteligente da Motorola com sistema operacional Android Wear, recebeu a homologação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O documento autoriza a fabricante a vender o produto no Brasil. O preço e a data de chegada do dispositivo às lojas deve ser revelado no dia 4 de setembro, quando a Motorola planeja realizar um evento simultâneo no Brasil e em outros países. Nos Estados Unidos, ele vai custar 249,99 dólares.

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Ao longo do final de semana, alguns detalhes do aparelho – que faz parte da categoria de wearables, gadgets usados como acessórios pessoais, como óculos, relógio e pulseira inteligentes – foram revelados pela loja on-line Best Buy nos Estados Unidos. Ele será compatível com qualquer smartphone com Android a partir da versão 4.3, além de ser à prova d’água e ter monitor de frequência cardíaca.

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A chegada do Moto 360 ao mercado é vista com expectativa por analistas e consumidores. O dispositivo é o primeiro com Android Wear a ganhar tela redonda, de 1,5 polegada. Além disso, ao invés de adotar o mesmo visual moderno de concorrentes, como o G Watch e o Gear Live, ele tem pulseira de metal ou couro – materiais mais comuns em relógios tradicionais. O design é apontado como um dos fatores que pode atrair consumidores.

O Moto 360 foi mostrado pela primeira vez durante a Google I/O, conferência anual para desenvolvedores, realizada pelo gigante das buscas em junho. Na ocasião, a Motorola não divulgou informações sobre o relógio. O produto é o primeiro wearable da marca e um dos primeiros produtos anunciados após a Motorola ser vendida pelo Google para a chinesa Lenovo, em janeiro de 2014. A transação, no valor de 3 bilhões de dólares, ainda depende da aprovação de órgãos reguladores nos Estados Unidos e na China, o que deve acontecer até o fim deste ano.

A aquisição da Motorola é um passo importante da Lenovo no mercado de dispositivos móveis. Com a compra da empresa, a fabricante chinesa, que lidera as vendas de computadores em todo o mundo, assumiu a terceira posição no ranking de maiores fabricantes de smartphones – o segundo, se consideradas somente as empresas que adotam o sistema operacional Android. O lançamento do relógio inteligente pode ajudar a fabricante chinesa a consolidar a posição entre os líderes da indústria de tecnologia.

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