Microsoft cria campanha para dar fim ao IE6
Empresa planeja diminuir uso do problemático navegador - e, ao mesmo tempo, divulgar seu novo serviço, o IE9, que deve ser lançado nas próximas semanas
A Microsoft quer, de fato, dar adeus ao Internet Explorer 6. A gigante de tecnologia lançou na última sexta-feira o Internet Explorer 6 Countdown, site que busca desestimular o uso do navegador da empresa. Trata-se de uma estratégia para acelerar a morte de um de seus produtos mais populares – e, concomitantemente, promover o uso de outro produto da companhia – o Internet Explorer 9, que deve ser lançado nos próximos dias.
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A campanha, criada pela própria Microsoft em parceria com a empresa de métricas Net Applications, mostra em tempo real a porcentagem de usuários que ainda utilizam a antiga versão do navegador. Até o momento, 12% da população conectada à rede acessa a internet por meio do Internet Explorer 6. O Brasil corresponde a 2,9% do total. O país mais fiel ao IE6 é a China – 34,5% dos internautas.
Segundo a empresa, a manutenção de programas desatualizados prejudica o trabalho de profissionais de tecnologia, que devem se adequar a um vasto leque de navegadores para desenvolver sites, além, é claro, dos inúmeros problemas de segurança envolvendo o produto. “Há 10 anos, um browser (navegador) nascia. Seu nome era Internet Explorer 6. Agora que estamos em 2011, é hora de dizer tchau”, destaca a Microsoft.
A Microsoft disponibiliza banners da campanha para divulgação em páginas pessoais dos usuários, como blogs. No Twitter, a hashtag é (símbolo que permite mensurar o número de mensagens referentes a um assunto) #ie6countdown.