Microsoft compra divisão de celulares da Nokia
Empresa americana conclui negócio bilionário para tentar entrar de vez no mercado de smartphones, no qual teve uma pálida presença na última década
A Microsoft anunciou no final da noite desta segunda-feira que está comprando as principais divisões da fabricante Nokia por 5,44 bilhões de euros (cerca de 7,17 bilhões de dólares ou 17 bilhões de reais). A transação inclui a aquisição das unidades de aparelhos celulares e serviços da Nokia por 3,49 bilhões de euros e a compra das patentes registradas pela Nokia por 1,65 bilhão de euros – neste caso, a licença para uso das patentes valerá 10 anos, com possibilidade de renovação.
Com o negócio bilionário, a empresa americana fundada por Bill Gates tenta entrar de vez no mercado de smartphones, no qual teve uma pálida presença desde a mudança de paradigma introduzida pelo iPhone na última década. As grandes esperanças estão nos aparelhos da linha Lumia, criada pela companhia finlandesa e que utiliza a plataforma Windows Phone – desenvolvida pela Microsoft.
O acordo também inclui a incorporação dos executivos da Nokia, incluindo o presidente executivo Stephen Elop. Ex-funcionário da Microsoft, ele é um dos mais cotados para assumir o comando da empresa americana no lugar do CEO Steve Ballmer, cuja aposentadoria foi anunciada recentemente. Jo Harlow, Juha Putkiranta, Timo Toikkanen e Chris Weber, integrantes do alto escação da Nokia, também devem se juntar à equipe da compradora.
“Estamos muito empolgados com a proposta de reunir os melhores esforços da Microsoft e da Nokia em aparelhos móveis”, declarou Ballmer em um comunicado a funcionários. “Estamos recebendo talento, tecnologia e propriedade intelectual incríveis”.
Leia mais:
Troca de guarda deve acelerar inovação na Microsoft
Para financiar o negócio, a Microsoft vai mergulhar em suas grandes reservas de caixa no exterior. No final da operação, cerca de 32 000 funcionários da Nokia devem ser transferidos para a Microsoft, incluindo 4 700 apenas na Finlândia.
A Nokia vai se concentrar em seus negócios fazendo equipamentos de rede, serviços baseados em localização e outras “tecnologias avançadas”. As demais empresas do grupo respondem por cerca de metade das vendas da empresa em 2012.
(Com Estadão Conteúdo)