Brasileiros compram cinco tablets a cada minuto
Venda do dispositivo no país cresceu 275% no segundo trimestre: no período, foram comercializadas pouco mais de 600.000 máquinas
Pouco mais de 600.000 tablets foram comercializados no Brasil durante o segundo trimestre de 2012, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pela International Data Corporation (IDC Brasil). O número é 275% superior ao registrado pela indústria no primeiro trimestre. Atualmente, são vendidos cerca de cinco tablets por minuto no Brasil, segundo o documento.
Agora, a expectativa é que a venda de tablets chegue a 2,6 milhões de unidades até o fim deste ano. O crescimento fez com que o país saltasse do 17º para o 11º lugar no ranking mundial das nações que mais vendem tablets.
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“Apesar da desaceleração da economia ter afetado o mercado de computadores pessoais, os tablets mantiveram o ritmo acelerado de crescimento. É um número recorde impulsionado pela grande quantidade de dispositivos com preços inferiores a 1.000 reais introduzidos no mercado”, diz Attila Belavary, analista de mercado da IDC Brasil. “O sucesso da categoria atraiu novos fabricantes, principalmente os chineses, e deu destaque a dispositivos com especificação técnica limitada.”
Para 2013, o analista estima que o número de tablets comercializados chegue a 5,4 milhões de unidades. A estimativa se baseia no grande volume de modelos a serem disponibilizados no mercado, além de preços de entrada mais baratos – que devem atrair consumidores com orçamento mais modesto.
O estudo aponta ainda que metade dos dispostivos comercializados no Brasil tem tela de 7 polegadas; desses, apenas 20% possuem conectividade 3G. “Na hora da compra, o preço ainda é um fator determinante para o consumidor brasileiro. Daí, a escolha por esses aparelhos”, afirma Belavary.