Lenovo pode passar HP na venda de PCs
Companhia já responde por 14,9% das vendas em todo o mundo
A chinesa Lenovo está prestes a passar a Hewlett-Packard na venda de PCs, segundo dados do IDC, companhia global de pesquisas. A HP, fabricante líder no segmento, é responsável por 15,5% do mercado em todo o mundo, ao passo que a concorrente alcançou, no último trimestre, a marca de 14,9%.
A Lenovo superou as expectativas da indústria ao registrar, nesta quinta-feira, um crescimento de 30% em seus lucros trimestrais, ante 2011, alcançando 141,4 milhões de dólares.
Embora os números sejam positivos e coloquem a companhia de igual para igual com a americana HP, eles não representam uma melhora significativa para a fabricante. Segundo o relatório, esse foi o crescimento mais lento da empresa nos últimos 18 meses.
A situação, contudo, não preocupa Yang Yuanqing, conselheiro da Lenovo. “A macroeconomia na China está mostrando algumas incertezas por causa da bolha e das fracas exportações, mas em longo prazo, acredito eu, o cenário será mais otimista”, diz.
A companhia faturou com vendas, no último trimestre, o equivalente a 8 bilhões de dólares, um crescimento de 35% em relação ao mesmo período do ano passado.
O aumento na comercialização de PCs acontece, no entanto, em um momento em que as vendas de computadores sofrem estagnação em todo o mundo, com os consumidores mais interessados em investir em smartphones e tablets.
O sucesso da Lenovo no mercado global é resultado de sua política agressiva de preços e também de suas aquisições no exterior.