Tecnologia

Google Earth lança ferramenta para criar prédios em 3D

Se você já gostava do Google Earth em duas dimensões, vai adorar a nova ferramenta lançada pelo gigante de buscas, batizada de Building Maker (algo como "Fazedor de Prédios"). O serviço permite a criação de imagens em 3D a partir do vasto acervo fotográfico do programa. E quem deverá "construir" as cidades é o próprio internauta.

De acordo com um post publicado no blog do Google, "o Building Maker é mais um jogo do que uma ferramenta". "Gostamos de pensar no Building Maker como um cruzamento entre o Google Maps e um depósito gigante de blocos de construção", escreveram o diretor de produtos Mark Limber e o designer Matt Simpson.

As regras do "jogo" podem ser vistas em um vídeo (assista abaixo, em inglês), segundo o qual, só são necessárias três coisas para contribuir: um navegador, o Google Earth e alguns minutos. "Basicamente, você pega um prédio e constrói um modelo dele usando fotos aéreas e moldes simples em 3D - ambos fornecidos por nós", explica o texto.

Depois que a obra é finalizada, ela deve ser armazenada no depósito 3D do Google, onde será analisada por uma equipe do Google Earth. Caso aprovada, ela irá fazer parte do planeta virtual e poderá ser visualizada por usuários do mundo todo.

Por enquanto, apenas cerca de 50 cidades já possuem a ferramenta, a maioria nos Estados Unidos e Europa. Brasileiros, contudo, ainda terão que esperar para remodelar o país. 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados