Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Google+ busca conquistar espaço nas redes sociais

Nova rede engloba dois grandes conceitos - círculos e videochat múltiplo - e pode conquistar usuários que já utilizam outros serviços do Google

Por Da Redação
7 ago 2011, 17h09

Mark Zuckerberg, criador do Facebook, foi um dos primeiros a se inscrever. O site bateu recordes de crescimento e conta com o apoio de uma das maiores companhias da internet. O Google+, no entanto, continua sendo um dos grandes desconhecidos da rede.

“Neste momento, estamos realizando um teste com um número reduzido de pessoas, mas o Projeto Google+ em breve será disponibilizado para todos”. Tal mensagem é o empecilho que limita até agora o crescimento da rede social que o Google segue chamando de “projeto”, porque continua em fase de testes e se mantém em pleno processo de transformação.

Se por um lado a nova tentativa do gigante da internet corre o risco de não dar certo no hall de redes sociais – Google Wave e Buzz fracassaram -, os dados iniciais aprovam o projeto: a entidade de análise comScore calcula que só em suas três primeiras semanas de vida, o Google+, lançado oficialmente em 29 de junho, superou os 20 milhões de usuários únicos, um marco que logo foi comparado com os sucessos de outras redes sociais como Facebook e Twitter.

A nova rede social engloba dois grandes conceitos: círculos e videochat múltiplo. Os círculos do Google+ colocaram de pernas para ar o conceito de rede social, embora, em essência, sejam similares aos grupos de contatos que o Facebook já oferecia ou às listas de usuários do Twitter.

Neste caso, o Google+ chega com o diferencial de classificar os contatos de forma intuitiva, como incluir o chefe no círculo de “Trabalho” para que não se inteire jamais das festas organizadas no círculo dos “Amigos”.

Continua após a publicidade

De um ponto de vista mais amplo, os círculos representam privacidade, porque cada atualização de perfil, cada foto postada e cada novo amigo é compartilhado de acordo com o interesse do internauta.

A segunda grande novidade, que estremece a concorrência, foi a possibilidade de usar um chat múltiplo que permite videoconferências com várias pessoas ao mesmo tempo. A reação do Facebook foi rápida e no início de julho Zuckerberg – que tem uma conta no Google+ – anunciava que seu site integraria o serviço gratuito de videochamada do Skype.

Os milhões de usuários que consultam diariamente o buscador Google acessam sua conta de e-mail no Gmail, têm um endereço no Google Blog e visitam outras cidades com a ajuda do Street View. É possível que essas pessoas se sintam tentadas a participar dessa rede social ao encará-la como a extensão (a soma, o “+”) que faltava na experiência que o Google oferece há anos.

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade

Leia mais:

Decolagem do Google+ é a mais rápida entre as redes sociais

Vida em Rede: Abrigar site pessoal ou corporativo em rede social é aposta arriscada

Como postar mensagens no Facebook a partir do Google+

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.