Gigantes da web entram na brincadeira do 1º de abril
Google, Twitter e Microsoft anunciam a criação de grandes serviços... todos falsos, é claro. É uma homenagem ao Dia da Mentira
Gigantes da internet anunciaram o lançamento de grandes serviços… todos falsos. Foi a maneira que as companhias encontraram para manter o espírito de 1º abril, o Dia da Mentira. Google, Twitter e Microsoft começaram a anunciar suas pegadinhas na noite do domingo, algumas voltadas apenas aos usuários americanos, outras endereçadas a todo o planeta.
O Google anunciou o Google Nose, sistema de pesquisa baseado no olfato. Também incluiu em seu serviço de mapas (o Maps) um guia de caça a tesouros. Pelo YouTube, publicou um vídeo em que anunciava a interrupção do serviço a partir desta segunda-feira. O objetivo: avaliar todo o conteúdo já disponibilizado no site a fim de encontrar “o melhor vídeo do mundo”.
Já via Gmail, o gigante de buscas anunciou a criação do Gmail Blue, sátira do Windows Blue, atualização do Windows 8 revelada pela Microsoft. De acordo com o vídeo, o desafio do projeto era recriar um produto deixando-o exatamente igual ao serviço atual. A única diferença, no caso, é o uso da cor azul, aplicada à fonte e aos botões da caixa de e-mail.
A Microsoft não deixou barato. Nos Estados Unidos, uma página com o logo do Bing nas cores do Google é exibida toda vez que alguém utiliza o serviço de busca para pesquisar a palavra Google. O botão “Sinto-me com sorte” foi substituído pelo texto “Sinto-me confuso”.
Já o Twitter aproveitou o 1º de abril para mostrar o Twttr, serviço gratuito a partir do qual os usuários podem tuitar apenas consoantes. Segundo a companhia, os clientes poderiam voltar a usar as vogais pagando uma mensalidade no valor de cinco dólares.