Mais Lidas

  1. Janaína Paschoal: 'Foram anos de falsidade ideológica na nossa cara'

    Brasil

    Janaína Paschoal: 'Foram anos de falsidade ideológica na nossa cara'

  2. Dois ministros devem deixar cargos para votar por Dilma no Senado

    Brasil

    Dois ministros devem deixar cargos para votar por Dilma no Senado

  3. O xadrez ministerial de Temer

    Brasil

    O xadrez ministerial de Temer

  4. TSE determina que PT devolva R$ 7 mi aos cofres públicos

    Brasil

    TSE determina que PT devolva R$ 7 mi aos cofres públicos

  5. No Senado, Cardozo insiste em 'golpe' e diz que pedirá suspeição do relator

    Brasil

    No Senado, Cardozo insiste em 'golpe' e diz que pedirá suspeição do...

  6. Não há elementos para impeachment de Michel Temer, diz Janaína Paschoal

    Brasil

    Não há elementos para impeachment de Michel Temer, diz Janaína...

  7. Janaína Paschoal se exalta ao defender procurador acusado de agredir esposa

    Brasil

    Janaína Paschoal se exalta ao defender procurador acusado de...

  8. Ciclovia no Rio desabou porque só estava encaixada nos pilares, diz perícia do MP

    Brasil

    Ciclovia no Rio desabou porque só estava encaixada nos pilares, diz...

Games de dança divertem – e ajudam a emagrecer

Especialistas atestam eficácia de títulos na queima de calorias. Mas apontam cuidados necessários a jogadores que querem rebolar diante da TV

Por: Renata Honorato - Atualizado em

Divulgação/Ubisoft
(Divulgação/Ubisoft/VEJA)

Sensores de movimento - como Kinect, Move e o controle do Wii - contribuíram para a popularização dos videogames, que saíram do quarto das crianças para ocupar lugar de destaque nas salas de estar. Além disso, criaram um novo nicho: o dos "jogos saudáveis". Além dos games de esportes, que obviamente incentivam a prática de exercícios físicos, outro filão que vem ganhando adeptos é o de simuladores de dança. O título mais popular do gênero é a franquia Just Dance, da Ubisoft, que já está em sua terceira edição. Segundo relatório anual da Entertainment Software Association, baseado em dados da The NPD Group, o Just Dance 2 foi o sétimo jogo mais vendido nos Estados Unidos em 2010. Juntas, as três edições do título já atingiram a marca de 25 milhões de unidades vendidas.

Lista: Jogos para quem quer perder peso brincando

De olho no mercado de games, que deve faturar 72 bilhões de dólares até 2015, os estúdios têm apostado nos simuladores de dança e fechado acordos milionários com as gravadoras que detêm os direitos autorais de campeões de audiência como Lady Gaga, Rihanna, Black Eyed Peas e Katy Perry. Com músicas atuais e conteúdo extra disponível para download, os títulos se renovam ano a ano e passam de coadjuvantes a protagonistas nas festas de família.

Segundo o médico Walmir Coutinho, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, estudos recentes sugerem que games do gênero podem de fato auxiliar no emagrecimento. "Esses jogos queimam calorias e podem contribuir para a perda de peso", diz. "Há, é claro, uma variação na intensidade da queima, de acordo com a intensidade e ritmo do exercício. Mas a dança ajuda muito nesse processo." O benefício proveniente da prática de rebolar diante da telinha, contudo, não deve ser comparado ao obtido por atividades como natação ou outras modalidades. "Os jogos eletrônicos contribuem para a manutenção da saúde, mas não substituem a academia", diz o médico.

As coreografias desenvolvidas por dançarinos profissionais exigem força do jogador. Para aguentar o ritmo e ter fôlego para dançar uma música inteira é importante avaliar o que a sequência de movimentos demanda. O ortopedista Fabio Ravaglia, presidente do Instituto Ortopedia & Saúde, chama a atenção para alguns cuidados importantes que o usuário deve tomar antes de imitar a Jennifer Lopez em frente à TV. "É preciso fazer alongamento antes e depois de jogar: trata-se de uma atividade aeróbica", diz. Ravaglia também reforça a necessidade de usar tênis e roupas adequadas, a fim de evitar lesões.

À toa em casa? Confira algumas sugestões para Wii, Xbox 360 e PlayStation 3 que podem ajudar na manutenção de uma vida saudável.

TAGs:
Playstation
Wii
Xbox 360