Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Foursquare abandona “check-in” e vira serviço de recomendação

A partir da nova versão, app se consolida como ferramenta de indicação de estabelecimentos e demais locais. Check-in é função do Swarm

Por Renata Honorato
6 ago 2014, 18h33

Em maio, o CEO do Fousquare, Dennis Crowley, afirmou: “O check-in (mensagem que o usuário dispara na rede de geolocalização para mostrar onde está) não perdeu relevância, mas o Swarm (app que permite buscar amigos nas proximidades) vai oferecer uma experiência mais rápida e simples para quem quer encontrar alguém.” Esse foi o primeiro indício de que o recurso, que se tornou corriqueiro em aplicativos similares, perderia espaço no Fousquare. A nova versão do app, divulgada nesta quarta-feira em todo o mundo, comprova a morte da ferramenta. A partir de agora, o check-in ficou restrito ao Swarm e Foursquare assumiu publicamente a função de serviço de recomendação.

Leia também:

App do Foursquare não é prioridade, diz CEO da rede social

A repaginação do aplicativo foi completa e até o logotipo sofreu mudanças. Na nova versão, o logo foi inspirado nas tradicionais marcações de mapa no formato de balão ou alfinete, que ganharam popularidade com o Maps, do Google. A ideia, afirma a empresa, é oferecer recomendações personalizadas aos usuários sobre onde ir, o que comer e o que fazer. O aplicativo “aprende” sobre os hábitos das pessoas e com base em seu comportamento oferece sugestões na região. O objetivo é facilitar a tarefa de encontrar um lugar que tenha a ver com seu estilo.

Continua após a publicidade
Divulgação
Divulgação (VEJA)

Ao baixar a nova versão, o usuário escolhe palavras-chave relacionadas a seus hábitos (mesas ao ar livre, cerveja ou pudim de leite). Com base nas marcações e nas avaliações feitas por uma pessoa ou por usuários com perfil similar, o app sugere alternativas.

É possível fazer uma pesquisa por um local, acessar indicações que estejam na região ou recomendações de amigos. Dicas continuam bem-vindas. Basta acessar o histórico de locais, visível apenas para o dono do app, e escrever sobre o que vale a pena – ou não – em determinado estabelecimento.

Continua após a publicidade

As tradicionais medalhas do Foursquare, distribuídas de acordo com o número de check-ins, foram substituídas por um recurso chamado “Expertise”. A barra de especialidades indica o quão o usuário é referência em uma localidade ou em um determinado restaurante especialista em comida alemã ou italiana, por exemplo.

Ao clicar sobre um estabelecimento, o botão check-in é exibido para usuários que tiverem o Swarm instalado. Ao dar continuidade à ação, o usuário é levado automaticamente para o outro aplicativo.

A mudança é estratégica para o Foursquare, que mapeou nos últimos anos uma mudança importante na forma como os usuários interagem com o aplicativo. Ao invés de apenas oferecer um recurso para que as pessoas informassem aos amigos da rede sua visita – frequente ou não – a um estabelecimento, o programa passou a ser utilizado como um guia, já que permitia às pessoas avaliar lugares.

Continua após a publicidade

A base de 55 milhões de usuários e 65 milhões de locais mostrou à empresa o quão relevante é o seu banco de dados. Isso reforçou a ideia de que o Foursquare poderia oferecer muito mais à comunidade do que apenas um status de “prefeito de algum lugar”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.