Redes sociais

Facebook ultrapassa Orkut no Brasil, aponta comScore

Medição do Ibope havia apontado mudança na liderança do setor em setembro

Página inicial da rede social Facebook

(Dan Kitwood/Getty Images/VEJA)

O Facebook assumiu a posição de rede social mais popular no Brasil, segundo dados da comScore, divulgados nesta terça-feira. De acordo com o relatório, o site atingiu a marca de 36,1 milhões de visitantes únicos em dezembro de 2011, o que representa um crescimento de 192% em relação ao mesmo período de 2010. O bom desempenho o colocou à frente do Orkut, líder no segmento até então. Os dados, vale ressaltar, não indicam o número de cadastrados nos serviços, mas o de pessoas que visitam essas páginas.

Em setembro, o instituto Ibope Nielsen Online havia divulgado estudo que apontava a dianteira do Facebook. A comScore, contudo, não ratificou a ultrapassagem à época. A divergência se deve a diferenças nas metodologias de medição.

"O Brasil sempre foi um mercado interessante para o setor e possui a quinta maior população nas redes sociais. Apesar da afinidade cultural, contudo, a adoção do Facebook era muito defasada", explicou Alex Banks, diretor da comScore no país. O executivo ressaltou que o cenário mudou em 2011, quando o site triplicou em audiência e alcançou a primeira posição no Brasil. 

O engajamento dos brasileiros no Facebook também aumentou de forma significativa. Em dezembro do ano passado, o usuário do país gastava aproximadamente 4,8 horas no site. Em 2010, a média era de 37 minutos.

O estudo conduzido pela companhia de métricas afirmou que o Brasil era um dos sete mercados nos quais o Facebook ainda não ocupava a liderança, ao lado de China, Japão, Coréia do Sul, Vietnã, Polônia e Rússia. Os dados da comScore agregam usuários de seis anos ou mais, que acessam o site através de um computador de casa ou do trabalho. 

De acordo com a pesquisa, o Orkut segue como a segunda maior rede social no Brasil, com 34,4 milhões de visitantes únicos, um montante 5% menor do que o registrado em dezembro de 2010. O Windows Live Profile ocupa o terceiro lugar, com 13,3 milhões, e o Twitter aparece em quarto, com 12,5 milhões. 

O Google+, a rede social do Google, está entre os oito maiores sites do segmento e fechou o ano de 2011 com 4,3 milhões de acessos únicos. Está à frente do LinkedIn, com 3,1 milhões.

Perfil - O levantamento da comScore também revelou dados sobre o usuário brasileiro. Segundo o relatório, as mulheres gastam mais tempo conectadas à rede. Enquanto elas passam 5,3 horas no site, os homens dedicam apenas 4,1 horas. A base é composta, em sua maioria, por pessoas entre 25 e 34 anos (30,6%). A maior parte dos visitantes é de São Paulo, mas é no Rio de Janeiro que estão os mais aficionados e envolvidos com a ferramenta. Na região, a média de tempo gasto no Facebook é de 5,1 horas por usuário.

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados