Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Facebook ultrapassa Orkut no Brasil, aponta comScore

Medição do Ibope havia apontado mudança na liderança do setor em setembro

Por Da Redação
17 jan 2012, 19h27

O Facebook assumiu a posição de rede social mais popular no Brasil, segundo dados da comScore, divulgados nesta terça-feira. De acordo com o relatório, o site atingiu a marca de 36,1 milhões de visitantes únicos em dezembro de 2011, o que representa um crescimento de 192% em relação ao mesmo período de 2010. O bom desempenho o colocou à frente do Orkut, líder no segmento até então. Os dados, vale ressaltar, não indicam o número de cadastrados nos serviços, mas o de pessoas que visitam essas páginas.

Em setembro, o instituto Ibope Nielsen Online havia divulgado estudo que apontava a dianteira do Facebook. A comScore, contudo, não ratificou a ultrapassagem à época. A divergência se deve a diferenças nas metodologias de medição.

“O Brasil sempre foi um mercado interessante para o setor e possui a quinta maior população nas redes sociais. Apesar da afinidade cultural, contudo, a adoção do Facebook era muito defasada”, explicou Alex Banks, diretor da comScore no país. O executivo ressaltou que o cenário mudou em 2011, quando o site triplicou em audiência e alcançou a primeira posição no Brasil.

O engajamento dos brasileiros no Facebook também aumentou de forma significativa. Em dezembro do ano passado, o usuário do país gastava aproximadamente 4,8 horas no site. Em 2010, a média era de 37 minutos.

O estudo conduzido pela companhia de métricas afirmou que o Brasil era um dos sete mercados nos quais o Facebook ainda não ocupava a liderança, ao lado de China, Japão, Coréia do Sul, Vietnã, Polônia e Rússia. Os dados da comScore agregam usuários de seis anos ou mais, que acessam o site através de um computador de casa ou do trabalho.

Continua após a publicidade

De acordo com a pesquisa, o Orkut segue como a segunda maior rede social no Brasil, com 34,4 milhões de visitantes únicos, um montante 5% menor do que o registrado em dezembro de 2010. O Windows Live Profile ocupa o terceiro lugar, com 13,3 milhões, e o Twitter aparece em quarto, com 12,5 milhões.

O Google+, a rede social do Google, está entre os oito maiores sites do segmento e fechou o ano de 2011 com 4,3 milhões de acessos únicos. Está à frente do LinkedIn, com 3,1 milhões.

Perfil – O levantamento da comScore também revelou dados sobre o usuário brasileiro. Segundo o relatório, as mulheres gastam mais tempo conectadas à rede. Enquanto elas passam 5,3 horas no site, os homens dedicam apenas 4,1 horas. A base é composta, em sua maioria, por pessoas entre 25 e 34 anos (30,6%). A maior parte dos visitantes é de São Paulo, mas é no Rio de Janeiro que estão os mais aficionados e envolvidos com a ferramenta. Na região, a média de tempo gasto no Facebook é de 5,1 horas por usuário.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.