Rede social

Facebook estaria planejando seu próprio smartphone

Em parceria com HTC, aparelho deve contar com versão modificada do Android

CC/Flickr west.m

Caso se concretize o negócio, o Facebook não será apenas uma rede social (CC/Flickr west.m /VEJA)

O Facebook planeja lançar seu próprio celular, o que pode iniciar uma nova batalha com protagonistas do segmento, como Apple, Samsung e Motorola, entre outros fabricantes. Segundo informa o site All Things Digital, ligado à versão eletrônica do jornal The Wall Street Journal, o aparelho será desenvolvido em parceria com a fabricante taiwanesa HTC e deve chegar ao mercado até o início de 2013.

Chamado Buffy, o smartphone contará com uma versão modificada do Android, sistema operacional do Google, para integrar ao máximo os serviços da rede social ao aparelho, apoiado na linguagem HTML5. Segundo o site, há chances de o Facebook preparar sua própria loja de aplicativos, assim como acontece com o iTunes, da Apple, e o Android Market, do Google. A Amazon, voltada para serviços e vendas de produtos on-line e leitores eletrônicos, também é outra companhia que estuda a criação de um smartphone próprio.

A escolha da HTC pelo Facebook teria sido feita após uma fracassada negociação com a empresa coreana Samsung. A HTC já possui no mercado dois smartphones – Salsa e ChaCha – com botões dedicados apenas ao Facebook. Um porta-voz da rede social, no entanto, afirmou que a companhia não prioriza nenhuma empresa de tecnologia. “Trabalhamos com toda a cadeia de dispositivos móveis, incluindo operadoras, fábricas, desenvolvedores de sistemas operacionais e aplicativos para trazer uma experiência social mais poderosa a mais pessoas”, afirma.

Atualmente, o Facebook possui 350 milhões de usuários ativos em dispositivos móveis. O site mantém 475 parcerias com operadoras em todo o mundo, com a disponibilidade de aplicativos dedicados aos aparelhos.

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados