“Estamos em compasso de espera em smartphones”, diz novo presidente da Lenovo
Líder no mercado de PCs, empresa chinesa aguardar conclusão da compra da Motorola para mirar em celulares
A chinesa Lenovo tem fama de se mover rápido quando escolhe uma direção. Foi assim quando a empresa investiu na compra da divisão de PCs da IBM em 2005, para assumir a liderança global. Dois anos após a aquisição da CCE a companhia chegou ao primeiro lugar em PCs no Brasil e está em terceiro em vendas de tablets. No mercado de smartphones, porém, a marca anda a passos lentos: a chegada de aparelhos com sua marca ao país estava prevista para março, depois para o segundo semestre e, agora, já não tem uma data certa.
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O motivo é a compra da Motorola, uma operação de 12,5 bilhões de dólares fechada com o Google em março de 2014. A aquisição ainda passa pela análise de órgãos reguladores dos Estados Unidos e da China. Só depois a Lenovo poderá assumir o comando e decidir se vai lançar celulares com sua marca própria no país ou se a Motorola será o seu cartão de visitas. Enquanto isso, a chinesa se estrutura para os próximos passos: trouxe da Samsung, sua principal concorrente neste mercado, Silvio Stagni, para assumir a presidência no Brasil. Na entrevista a seguir, Stagni fala sobre os planos e estratégias da Lenovo para celulares: