Eleja a Personalidade e o Fato do Ano de 2014
Vote nos seus favoritos e compartilhe sua escolha pelo Twitter — parceiro da iniciativa. A votação será encerrada no dia 26
Dilma Rousseff, reeleita presidente, ou a paquistanesa Malala, ganhadora do prêmio Nobel da Paz? Daniel Alves, boleiro do Barcelona que deu uma banana para o racismo, ou o alemão Klose, artilheiro de todas as Copas do Mundo? Na sua opinião, quem foi mais influente em 2014? E o acontecimento mais marcante? A trágica morte de Eduardo Campos, que provocou reviravolta na disputa presidencial, ou a epidemia de ebola, mais letal desde o descobrimento do vírus causador da doença, na década de 1970? O pouso da missão Rosetta no cometa Chury, um grande passo para a humanidade, ou o Petrolão, já considerado o maior escândalo de corrupção do Brasil contemporâneo?
VEJA.com selecionou 16 pessoas e 16 acontecimentos que marcaram 2014 nas mais diversas áreas e agora quer ouvir sua opinião. Você pode votar nos seus favoritos e compartilhar sua escolha pelo Twitter – parceiro da iniciativa. A votação será encerrada no dia 26, e o resultado será divulgado no dia seguinte.
Para participar, basta visitar a página da Personalidade & Fato do Ano. As fotos dos 16 personagens, então, são exibidas em uma matriz. Para votar, clique no botão “VOTE” sob a foto de seu candidato e, em seguida, tuíte a mensagem contida na janela que será exibida. Assim, você mostrará a seus amigos quem é a sua Personalidade 2014. Clicando em “FATO DO ANO”, você pode seguir o mesmo caminho para votar no acontecimento mais marcante – e compartilhá-lo na rede.
Serão computadas as mensagens publicadas no Twitter que contenham, simultaneamente, o texto #VejaPersonalidade ou #VejaFato e o nome de um dos candidatos (pessoa ou acontecimento, respectivamente) antecedido do símbolo hashtag – por exemplo: #Malala ou #Alibaba. Cada tuíte corresponde a um voto. A inteligência por trás da votação, que inclui busca e contabilidade dos tuítes, é de responsabilidade da empresa de monitoramento Flowics.
Quem participar da votação, receberá uma confirmação de seu voto via Twitter. A mensagem enviada por VEJA conterá ainda um conteúdo especial: um vídeo de seis segundos exibindo uma sequência de fotos do candidato (personalidade ou fato) escolhido pelo “eleitor”.
‘O Twitter é uma plataforma sobre o mundo. Os assuntos mais importantes e os protagonistas de 2014 se refletiram em tempo real nas conversas. O projeto com VEJA mostra agora quais foram os momentos e as pessoas mais marcantes de um ano que foi, por vários motivos, inesquecível”, diz Leonardo Stamillo, diretor de jornalismo e política do Twitter no Brasil.
É o segundo ano em que VEJA e o Twitter realizam a parceria – no ano passado, houve apenas a escolha da Personalidade do Ano. O jogador Neymar foi eleito, com mais de 13.000 dos 57.000 votos computados – ou 22% do total.