Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Chinesa Lenovo vai estrear no mercado brasileiro de tablets

Com preços a partir de R$ 1.099, Yoga vai brigar por consumidores do iPad

Por Claudia Tozetto
13 jan 2014, 14h28

Maior fabricante de computadores do mundo – e do Brasil -, a Lenovo pretende avançar também no mercado de dispositivos móveis. A empresa lança, em abril, os primeiros modelos de tablets da marca no país. Entre eles, estão duas versões do Yoga Tablet, o mais avançado da marca, com telas de 8 e 10 polegadas e sistema operacional Android. Os dois produtos chegam ao Brasil com preços de 1.099 reais e 1.299 reais, respectivamente.

Leia também:

Lenovo e CCE passam a compartilhar sede em 2014

Primeiro smartphone 4G da Lenovo chega até o final do ano

Até o momento, a Lenovo não comercializa dispositivos móveis com sua marca no Brasil, mas por meio da marca CCE. Adquirida pela fabricante chinesa no final de 2012, a CCE lançou seus primeiros smartphones e tablets em junho do ano passado, depois que a Lenovo investiu 100 milhões de reais em suas fábricas no pólo industrial de Manaus (AM). Os produtos têm baixo custo e tentam atrair quem busca o primeiro smartphone ou tablet.

Continua após a publicidade

“A tendência é que a Lenovo entre neste mercado no segmento premium, deixando a linha popular com a marca CCE”, diz Pedro Hagge, analista de mercado da consultoria IDC Brasil. Com o lançamento dos novos produtos, a Lenovo tenta conseguir uma fatia no segmento de tablets com preço acima de 1.000 reais. De acordo com a IDC, os modelos nesta faixa representaram 15% dos 1,8 milhão de tablets vendidos no país durante o terceiro trimestre de 2013.

O preço mais baixo será a principal arma da Lenovo neste mercado, que é dominado pelas vendas do iPad e dos modelos da linha Galaxy, da Samsung. Em dezembro, a empresa planejava importar os primeiros lotes das duas versões do Yoga Tablet, o que implicaria em assumir o prejuízo para manter o preço baixo até o início da fabricação local. “Não queremos atrasar o lançamento, então vamos ter que sangrar”, disse Humberto De Biasi, diretor executivo de marketing da Lenovo no Brasil, em entrevista ao site de VEJA. Em janeiro, no entanto, a empresa informou que conseguirá ajustar a linha de produção da fábrica em Manaus e os produtos serão produzidos no país a partir de abril. A empresa planeja lançar outros modelos de tablet até o final do ano.

Bateria de 18 horas – O principal diferencial do Yoga Tablet em relação aos rivais está no design: ele possui uma das laterais acopladas a um cilindro que facilita o manuseio do aparelho com apenas uma mão. A contrapartida é o aumento da espessura em uma das laterais, de 4 para 22 milímetros. Apoiado sobre a mesa, o aparelho fica levemente inclinado para digitar e tem uma aba de apoio na parte traseira, para deixar o dispositivo de pé sobre a mesa.

Divulgação
Divulgação (VEJA)
Continua após a publicidade

“Não se revoluciona mais na categoria de tablets. Agora, é evolução. Acho que conseguimos evoluir com o Yoga Tablet. A ergonomia faz diferença na hora de segurar o produto”, diz De Biasi.

A lateral maior tem outra vantagem, além da ergonomia: abriga uma bateria maior, o que dá ao Yoga autonomia de uso de até 18 horas, superior às 10 horas oferecidas pelo iPad Air e Galaxy Note 10.1. Os dois modelos do tablet da Lenovo têm tela com resolução HD (1.280 x 800 linhas), processador de 1,2 GHz com quatro núcleos e 1 GB de RAM. Ambos os produtos serão vendidos no Brasil com memória interna de 16 GB, expansível por meio de cartão de memória de até 64 GB.

Smartphones – Além de entrar no mercado de tablets, a Lenovo pretende lançar, até o fim do ano, seus primeiros smartphones no Brasil. Os produtos estavam programados para chegar às lojas até março, porém a preparação da linha de montagem levará mais tempo. “Não é um processo simples, depende de um grande investimento na estrutura atual”, diz De Biasi.

Entre os modelos que chegarão ao Brasil estão os produtos anunciados pela Lenovo na semana passada, durante a Consumer Electronics Show (CES), feira de eletrônicos realizada entre 7 e 10 de janeiro, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O destaque da nova linha é o Vibe Z, smartphone com tela de 5,5 polegadas com resolução Full HD (1.920 x 1.080 linhas), o primeiro da marca com conexão 4G.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.