Campeã de censura, Pequim agora quer usar microblogs para controlar população
O presidente Hu Jintao elegeu mundo virtual próximo 'campo de batalha'
O governo chinês é campeão mundial de censura à internet. Agora, líderes do Partido Comunista pretendem utilizar justamente a mídia on-line para aumentar o controle e divulgar suas próprias ideias. O presidente da China e secretário-geral do partido, Hu Jintao, recentemente definiu “o mundo virtual” como seu próximo campo de batalha, e o Legislativo nacional, dominado pelo PC, está em sessão e vem discutindo sobre como atrair ou controlar os usuários chineses de microblogs.
Os resultados até o momento não se equiparam ao vigor da juventude chinesa, que adotou os microblogs como sua mais recente ferramenta para difundir informações e opiniões que incomodam os dirigentes do partido. No entanto, a determinação dos dirigentes do país quanto a atingir os 450 milhões de internautas chineses é inflexível.
“Tudo isso é parte de uma tendência mais ampla na direção de um governo mais interativo”, disse David Bandurski, pesquisador do China Media Project, na Universidade de Hong Kong. “Em que medida o esforço é genuíno e se o impacto que terá sobre os cidadãos será positivo são pontos em debate”, disse.
Por enquanto, os esforços dos dirigentes chineses para se conectarem on-line parecem ser mais condescendentes e antiquados que combativos.
“Recentemente, uma mulher de uma minoria étnica me escreveu dizendo que ‘no ano passado, nós, moradores locais, gradualmente começamos a sentir o calor da unidade e do amor'”, escreveu o líder do partido em Xinjiang, Zhang Chunxian. A mensagem foi a primeira dele no microblog QQ, um site chinês de redes sociais.
Zhang, o mais alto funcionário governamental a aderir aos microblogs até o momento, de acordo com a agência de notícias Xinhua, foi apontado em abril para a direção do partido em Xinjiang, a província mais ocidental da China, depois que nove meses de sangrentos distúrbios étnicos na região levaram as autoridades a suspender os serviços telefônicos e de internet. Ele, que obteve mais de 148.000 seguidores para seu microblog, disse ao jornal estatal China Daily que “pode ser usado para promover os esforços do governo para o desenvolvimento de Xinjiang.”
(Com agência Reuters)