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Yahoo muda sua busca e aposta na integração

Por BBC
7 out 2010, 21h02

A nova exibição de resultados de busca já está funcionando nos Estados Unidos. O resto do mundo a verá em 2011. O Yahoo está mudando. O portal, que tem mais de 15 anos, apresentou a mais recente versão de seu buscador, que exibe os resultados de uma forma nova.

Quando se procura informação de um artista, por exemplo, o Yahoo agora apresenta uma caixa de resultados – acima da tradicional lista de links – com separadores verticais para acessar mais informação sem abandonar o site.

O separador predeterminado outorga um panorama geral da celebridade, mas clicando no resto das colunas é possível acessar sua discografia, vídeos e mensagens no Twitter. Tudo na mesma caixa.

A coluna do Twitter, por exemplo, apresenta os tweets do artista, os da imprensa de Hollywood relacionados com a celebridade e os do público em geral, cada um em sua respectiva categoria.

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Algo similar ocorre quando se busca um filme. Os resultados mostrarão as notas dos críticos, um link para o clip promocional e os tweets que o mencionam.

Quando se trata de busca de notícias, os resultados mostram no mesmo espaço links, fotos, vídeos e mensagens no Twitter relacionadas à informação.

O Google e o Bing já contavam com resultados similares, mas o Yahoo busca dar um passo à frente ao integrar em um só espaço o que seus rivais mostram em vários cliques. Será o bastante? O Yahoo espera que as mudanças o ajudem a se diferenciar de seus competidores.

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“O Yahoo pretende se diferenciar da concorrência criando uma páginas de resultados fortalecida por eles e não apenas uma lista de links. Não se deve esquecer que a ideia de uma web categorizada por humanos, e não por máquinas, é o que tornou o portal tão popular por uma década”, assegurou David Cuen, especialista em tecnologia da BBC.

Há algumas semanas, o Yahoo contratou Blake Irving, ex-empregado da Microsoft, como seu diretor de produtos. Depois de sua nomeação, assegurou que sua missão seria devolver ao Yahoo a palavra cool.

Em uma entrevista, reconheceu que a empresa havia perdido um pouco o rumo, mas assegurou que buscaria levá-la de volta ao topo. O Yahoo perdeu força em algumas regiões do mundo – nos Estados Unidos segue como um dos sites mais populares – para o Google, Facebook e outras páginas da internet.

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“A visão é oferecer um sentido pessoal ao que as pessoas fazem dentro e fora do Yahoo. E essa noção de sentido pessoal significa prover uma experiência que as pessoas julguem interessante”, disse Irving.

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