Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Brasileiros são estudantes aplicados de línguas. Mas os argentinos se saem melhor

Confira os hábitos e o desempenho dos usuários do Duolingo, plataforma de idiomas com 110 milhões de adeptos no mundo — 12 milhões no Brasil

Por Da Redação 2 fev 2016, 16h45

tarja O QUE OS DADOS CONTAM
tarja O QUE OS DADOS CONTAM (VEJA)

Os brasileiros, em geral, têm pouco domínio do inglês e de outros idiomas estrangeiros (sem falar nos tropeços com a língua materna). Mas estão se esforçando. Usuários assíduos da plataforma gratuita de aprendizado Duolingo – são 12 milhões no universo de mais de 110 milhões de usuários no mundo -, já formamos o segundo maior grupo de uma só nacionalidade no serviço. À nossa frente, apenas os Estados Unidos.

Leia mais:

Que nota os brasileiros dão para o transporte coletivo?

Duolingo: por que o Google investe na máquina que ensina?

Continua após a publicidade

Oito em cada dez brasileiros que estão na plataforma estudam inglês. É uma parcela ligeiramente superior à registrada entre nossos vizinhos latino-americanos e bastante maior do que a média global (54,9%). Somos esforçados. Na comparação com usuários dos mesmos territórios, os brasileiros são os estudantes que realizam diariamente mais “unidades”, como é chamada, no Duolingo, uma sequência de exercícios que trata de um tema. (confira os detalhes na tabela abaixo)

Os brasileiros também usam a ferramenta com mais frequência (2,6 dias por semana, em média) do que americanos e latino-americanos. Mas são ultrapassados por argentinos e pela média global (2,7, cada um). Por pouco.

O que os dados contam Duolingo
O que os dados contam Duolingo (VEJA)

Apesar do esforço, a meticulosa engrenagem de inteligência do Duolingo revela as dificuldades. Por exemplo: menos de 5% dos brasileiros usam a interface da plataforma em língua inglesa – o que já seria um exercício em si. O valor é ligeiramente superior na Argentina. A média mundial é de quase 40%, certamente puxada para cima pela participação dos americanos: quase 80% deles usam a plataforma em inglês. O desempenho brasileiro nos exercícios (chamados “desafios”) propostos também fica abaixo – mas bem pouco, como mostra a tabela.

Continua após a publicidade

Numericamente, o público brasileiro avança na plataforma. “A cada mês, cresce a taxa de brasileiros que chega ao serviço. Estamos felizes de ter vocês por aqui”, diz o israelense Itai Hass, engenheiro de software do Duolingo responsável pela consolidação dos dados apresentados nesta reportagem. “Já oferecemos mais de 50 cursos de línguas. Em breve, chegarão outros.”

Mais serviços – Nesta segunda-feira, a plataforma anunciou uma parceria com o Uber, que permitirá que usuários do app de transporte privado solicitem um carro com motorista que fale o inglês. O recurso vai valer para o Rio de Janeiro. Na outra ponta, os motoristas estão aprimorando a fluência no idioma a partir da plataforma de línguas e poderão obter o certificado de proficiência fornecido pelo próprio Duolingo. Mais de 1.400 motoristas brasileiros já estão inscritos no programa.

“Em um país com questões sérias de segurança como o Brasil, aprimorar a comunicação entre passageiros e motoristas certamente permitirá que os visitantes estrangeiros usufruam melhor sua estada no país. E o recurso chegará a tempo para o Carnaval”, diz Gina Gotthilf, vice-presidente de comunicações e desenvolvimento internacional da startup americana.

Na próxima edição, a série “O que os dados contam” vai trazer informações exclusivas do serviço MaxMilhas, market place de milhas aéreas

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.