Lançamento

Apple apresenta novos modelos de iPod e Apple TV

James Della Valle
Novo iPod nano lembra uma versão diminuta do iPad

Novo iPod nano lembra uma versão diminuta do iPad (Reprodução)

“O iPod touch é o console portátil número um no mundo. Já vendeu mais que os produtos da Nintendo e da Sony juntos, na mesma categoria”, afirmou o Steve Jobs.

A Apple apresentou nesta quarta-feira novos modelos de iPods e uma versão menor – e mais barata – da Apple TV, seu sistema de reprodução de vídeos. Os produtos foram demonstrados por Steve Jobs, CEO da empresa, durante um evento promovido na Califórnia, nos Estados Unidos. Também foram divulgas novas versões do sistema operacional iOS e do iTunes, utilizado para sincronizar os dispositivos móveis da companhia e efetuar a compra de conteúdo multimídia, como filmes, músicas e aplicativos.

O executivo abriu a conferência apresentando o iOS 4.1. A nova versão do programa, disponível para iPhone e iPod touch, traz correções para problemas de performance no iPhone 3G. O programa também habilita recursos como upload de vídeos em alta definição via Wi-Fi, aluguel de séries de TV e o Game Center, a plataforma de jogos sociais da empresa.

"Você pode convidar seus amigos para participarem de um jogo. Também existe um recurso para encontrar parceiros aleatoriamente, caso você não tenha nenhum amigo", brincou Jobs. Durante a apresentação do programa, Mike Capps, presidente da Epic Games, mostrou um jogo de ação totalmente em 3D.

A grande novidade ficou por conta dos novos modelos de iPod. Toda a linha de produtos sofreu alterações no design, a começar pelo shuffle, que voltou a ser quadrado. A Apple também decidiu retornar com os botões de controle no corpo do aparelho. O modelo anterior só podia ser controlado por comandos localizados no fone de ouvido. A nova bateria tem autonomia para aproximadamente 15 horas, enquanto o disco suporta 2 GB de arquivos. O novo player chega ao mercado por 49 dólares.

Já o iPod nano perdeu os botões de controle, mas ganhou uma tela sensível ao toque. A alteração deixou o player de música parecido com uma versão diminuta do tablet iPad. Outra novidade é a inclusão de um receptor de rádio FM. O modelo mais barato sai por 149 dólares, com um disco de 8 GB. O de 16 GB custa 179 dólares. Nos dois casos, a autonomia da bateria é de 24 horas.

Jobs apresentou o novo iPod Touch não só como um player de mídia, mas também como uma plataforma especializada em games. "Ele é o console portátil número um no mundo. Já vendeu mais que os produtos da Nintendo e da Sony juntos, na mesma categoria", afirmou. O CEO da Apple apontou que mais de 1,5 bilhões de jogos e programas de entretenimento já foram baixados para o dispositivo.

Ele chega às lojas com uma câmera frontal para videoconferências entre outros aparelhos da Apple com o recurso FaceTime, grava vídeos em alta definição, vem com o iOS 4.1 instalado e o recurso Retina Display, que permite maior resolução e nitidez na tela do aparelho. O modelo mais barato custa 129 dólares, com 8 GB de capacidade. As versões de 32 GB e 64 GB custam 299 dólares e 399 dólares, respectivamente.

Para o iTunes, a companhia preparou uma rede social baseada em música chamada Ping. Ela funcionará a partir do programa e será "uma mistura de Twitter com Facebook". Além de fazer amizades, ao participantes poderão experimentar os sons que seus contatos estiverem escutando, além de fazer a compra dos mesmos.

TV sob demanda – A Apple aproveitou o evento para renovar seu sistema de reprodução de filmes e vídeos, a Apple TV. Ao contrário do produto anterior, a nova versão vai funcionar por streaming. O usuário fará o aluguel on-line de longas e series TV. O conteúdo poderá ser visto na tela do computador ou em televisores de alta definição. O pacote inclui entrada HDMI e conectividade sem fio – via Wi-Fi – além do padrão ethernet, com cabos de rede comuns.

O aparelho custará cerca de 99 dólares, praticamente 200 dólares a menos do que o anterior. O aluguel de cada série custa 0,99 dólar, enquanto filmes saem por 4,99 dólares cada. A empresa já fez parceria com empresa como a Fox e a ABC, e espera que outras gigantes da mídia firmem acordos para a distribuição de material. O sistema também permite a visualização de filmes do YouTube, o serviço de vídeos do Google.

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados