Apple adquire empresa que monitora Twitter por U$ 200 milhões
Gigante americana aposta no universo das redes sociais e arremata startup que reúne todos os tuítes publicados no microblog desde sua fundação, em 2006
A Apple adquiriu nesta terça-feira o site Topsy, ferramenta que mensura e monitora em tempo real conteúdos e hábitos de consumo publicados no Twitter e Google+, segundo informa a versão digital do jornal americano The Wall Street Journal. De acordo com a publicação, a companhia pagou cerca de 200 milhões de dólares pela startup.
Leia também:
Com IPO, Twitter terá de voar mais alto
No Brasil, fundador do Twitter garante: “Facebook não me preocupa”
Twitter, 7 anos: 200 milhões de usuários e um grande desafio
Criada há seis anos, a empresa de São Francisco, nos Estados Unidos, é uma das poucas parceiras oficiais do Twitter, oferecendo a seus consumidores todos os tuítes desde a criação do microblog, em março de 2006. As outras duas empresas nesse segmento são a DataSift e o Gnip, especializadas em analisar e revender dados a potenciais clientes que buscam monitorar e obter resultados a partir de conteúdos produzidos no Twitter.
Ao Wall Street Journal, a Apple confirmou a negociação. “A Apple compra pequenas empresas de tecnologia de tempos em tempos e nós geralmente não discutimos nossos planos ou propósitos”, disse um porta-voz da empresa. A Topsy, por sua vez, não comentou o assunto.
Estrategicamente, a integração a uma plataforma que avalie dados de redes sociais é uma resposta direta às iniciativas desenvolvidas por seus novos rivais Google e Facebook. Assim como o gigante de buscas, a Apple não possui um bom histórico na criação de redes sociais. Sua única iniciativa até agora – o Ping, site de discussão sobre música vinculado ao iTunes – foi um fracasso e, desde junho, está desativado.