Por: Renata Honorato - Atualizado em

Divulgação
Aplicativo Panini Collectors(Divulgação/VEJA)

O aplicativo Panini Collectors, que permite aos usuários organizar suas figurinhas do álbum da Copa do Mundo de 2014, foi lançado no começo do mês para iOS (iPhone e iPad), mas a sua versão para Android, o sistema operacional do Google, já está a caminho. Segundo a Panini, que publica desde 1970 os álbuns do Mundial, o app desembarca na Play, a loja do buscador, nesta semana. Já os celulares que rodam Windows Phone não terão acesso ao programa.

Leia também:

Tabela da Copa: Simule todos os resultados até a grande final

Por meio do app, os colecionadores podem digitalizar suas figurinhas e organizar os cromos em três categorias: tenho, preciso e lista de troca. O software não permite a interação entre usuários, mas facilita a brincadeira, já que o colecionador não precisa anotar o número das figurinhas que faltam para completar o álbum em um papel ou ainda andar com a publicação embaixo do braço na hora de negociar os cromos repetidos.

O usuário só precisa escanear o seu cromo a partir da câmera do smartphone e o sistema identifica automaticamente o número sob a figurinha. Se preferir, também pode incluí-la manualmente no catálogo. A Panini prevê que o aplicativo seja baixado mais de 400.000 vezes no país - 5% de estimados 8 milhões de colecionadores.

O álbum da Copa do Mundo de 2014 traz as 32 seleções que participarão do Mundial, um total de 640 figurinhas. Uma versão on-line do álbum estará disponível a partir do dia 15 no site da Fifa, com 391 figurinhas. Para completar a coleção virtual, o usuário vai precisar digitar um código encontrado sob cada cromo de papel. Através do site também será possível trocar figurinhas online com outros usuários.

TAGs:
Copa do Mundo