Amazon fecha 2014 com 5 bilhões de itens comercializados
Produtos vendidos por terceiros já respondem por 40% do total
A Amazon divulgou comunicado nesta segunda-feira informando que cerca de 5 bilhões de itens foram comercializados pelo gigante americano do varejo. Desse total, 60% são itens vendidos a consumidores pela própria Amazon; o restante são itens comercializados por pequenos comerciantes ou empresas que usam a plataforma como site de e-commerce.
Segundo a empresa, o número pessoas/empresas que usam a plataforma para atingir consumidores chegou a 2 milhões em 2014. A partir de cem países, eles enviaram produtos a clientes em 185 nações. O número de vendedores que utiliza os serviço de armazenagem e envio da Amazon cresceu 65% entre 2013 e 2014.
O modelo favorece a venda entre pessoas, mas algumas marcas conhecidas também aderiram, segundo a Amazon. É o caso das grifes Aeropostale e Quiksilver e das lojas da Warner Bros. e da fabricante de italiana de motos Ducati.
Para incentivar os negócios entre terceiros em sua plataforma, a Amazon criou um aplicativo específico, o Seller App. Por ele, o comerciante pode operar funções como contatar clientes e gerenciar estoque.
A Amazon, é claro, fica com uma comissão cobrada em cada venda. Analistas ouvidos pelo jornal Wall Street Journal afirmam que o negócio é vantajoso para o gigante do varejo: acostumada a trabalhar com margens apertadas, a empresa conseguiria uma remuneração melhor a partir da comissão cobrada sobre as vendas de terceiros.