Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Amazon apresenta seu 1º celular, Fire Phone, que exibe imagens 3D

Os preços: 199 dólares, na versão de 32 GB de memória, e 299 dólares, na de 64 GB

Por Claudia Tozetto
18 jun 2014, 13h13

A Amazon apresentou nesta quarta-feira, nos Estados Unidos, seu primeiro smartphone, o Fire Phone. O aparelho tem tela de LCD de 4,7 polegadas com resolução HD e traz uma tecnologia 3D chamada Dynamic Perspective, que modifica a perspectiva da imagem conforme o usuário movimenta a tela à sua frente. O smartphone é equipado com processador de 2,2 GHz com quatro núcleos e câmera fotográfica com resolução de 13 megapixels. O acabamento, em vidro Gorilla Glass 3, protege os dois lados do Fire Phone. Os preços do smartphone: 199 dólares, na versão de 32 GB de memória, e 299 dólares, na de 64 GB.

Leia também:

Amazon lança serviço de streaming de música nos Estados Unidos

Amazon apresenta concorrente para Apple TV e Chromecast

Continua após a publicidade

A tecnologia Dynamic Perspective utiliza quatro câmeras frontais para monitorar a posição do usuário. Com isso, ela pode adicionar perspectiva a qualquer imagem ou vídeo, sem necessidade de uso de óculos especiais. O recurso também estará integrado a aplicativos: ao ler um livro no app do Kindle, por exemplo, o usuário pode rolar a página sem precisar tocar na tela, apenas inclinando o aparelho. Em mapas, alterar a perspectiva pode revelar informações sobre um local.

O sistema operacional do Fire Phone é baseado no Android, mas recebeu modificações na interface e recursos, assim como ocorreu com a linha de tablets Kindle Fire. O produto inclui um serviço de suporte chamado Mayday, que inicia uma chamada de vídeo com um funcionário da Amazon para tirar dúvidas sobre como utilizar o smartphone. O sistema da Amazon oferecerá também a tecnologia Firefly, que usa reconhecimento de voz, imagens e texto para identificar filmes, músicas e produtos. Ela é capaz de localizar o conteúdo desejado na loja on-line da Amazon ou mesmo em serviços de streaming de vídeo e música da marca. O Firefly é capaz de localizar mais de 100 milhões de itens na internet, segundo a companhia.

A pré-venda do Fire Phone já foi aberta nos Estados Unidos, apenas por meio da operadora AT&T. Ele será entregue aos consumidores a partir de 25 de julho. A venda do produto está atrelada a um contrato de dois anos com a operadora. O preço inclui uma assinatura de um ano do Amazon Prime, pacote de vantagens da Amazon que permite assistir a vídeos e ouvir músicas sob demanda, emprestar livros digitais no Kindle e comprar produtos com frete grátis por meio da loja on-line. Ao contrário dos rumores, no entanto, não há subsídio da Amazon para acessar esses serviços por meio da rede 4G da AT&T.

E-commerce – O lançamento da Amazon sinaliza que os smartphones e tablets estão rapidamente se tornando a ferramenta principal de pesquisa e compra de produtos pela internet. De acordo com a comScore, o comércio eletrônico por meio de dispositivos móveis cresceu a uma taxa quase duas vezes superior à do varejo on-line durante o primeiro trimestre nos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Analistas afirmam que o smartphone da Amazon teria mais oportunidades fora dos Estados Unidos, onde a penetração desse tipo de aparelho é menor. Apenas 30% dos 5,2 bilhões de telefones em operação no mundo são smartphones, de acordo com Vitor Anthony, analista da Topeka Capital Markets, em junho. Por outro lado, se o objetivo é vender mais itens por meio de sua loja on-line, levar o smartphone a países onde compras por meio de celulares ainda engatinha talvez fosse uma decisão precipitada.

No Brasil, as compras realizadas por meio de dispositivos móveis representavam 2,5% de todas as operações on-line em janeiro de 2013, passando a 4,8% em dezembro do mesmo ano. “São poucas as lojas on-line no Brasil preparadas para as peculiaridades da navegação através de tablets e smartphones. Em 2014, isso deve começar a mudar”, escreveu a consultoria E-Bit, em seu relatório anual.

Com o lançamento do novo smartphone, a Amazon aumenta para cinco o número de aparelhos da marca disponíveis nos Estados Unidos. Durante muitos anos, a única aposta da empresa neste segmento era o leitor eletrônico de e-books Kindle, atualmente na segunda versão do Paperwhite. Em 2011, a empresa colocou no mercado seu primeiro tablet com uma versão modificada do Android, o Kindle Fire (agora, na versão HDX).

Entre os investimentos mais recentes da empresa está a central multimídia Fire TV, uma espécie de concorrente para a Apple TV e Chromecast. Com ela, o usuário pode acessar uma série de serviços de vídeo sob demanda, como Netflix, mas também opções da própria empresa, como o Prime Instant Video e o Prime Music – que oferece streaming de música gratuito para assinantes do Amazon Prime, pacote de vantagens da Amazon.

Continua após a publicidade

De acordo com a agência de notícias Bloomberg, o smartphone da Amazon é o projeto mais longo realizado pelo Lab126, subsidiária da Amazon especializada na fabricação de eletrônicos, localizada em Cupertino, na Califórnia. Segundo relatos de funcionários próximos ao projeto, o produto estaria em desenvolvimento desde 2009. Outros, como uma versão mais fina do Kindle Paperwhite e um dispositivo para ler cartões de crédito com o smartphone, estariam na lista de futuros lançamentos da Amazon.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.