'A web é feita de Lego', diz diretor da Fundação Mozilla

Executivo diz que a web precisa de mais desenvolvedores

Por: James Della Valle - Atualizado em

6º edição da Campus Party Brasil 2013

  • Voltar ao início

  • Todas as imagens da galeria:


Mark Surman, diretor da Fundação Mozilla, aproveitou sua palestra na Campus Party, em São Paulo, para incentivar a comunidade de desenvolvedores a iniciar um processo de "reformulação" da internet. O executivo descreve a rede como uma ferramenta que favorece diferentes formas de expressão, o que seria mais importante do que o próprio consumo de conteúdo. "A web é feita de Lego. As pessoas podem adaptar e recriar o que já existe dentro dela. Ela fala sobre nós, sobre a capacidade de se expressar", disse.

Durante a apresentação, Surman afirmou que é necessário atrair a atenção das pessoas para o desenvolvimento de programas e aplicativos. "Queremos que elas deixem de apenas utilizar e passem a ajudar na criação de novas ideais. Tudo isso como programadores."

O discurso serviu para apresentar uma nova ferramenta da Fundação Mozilla, a Mozilla Web Maker, capaz de facilitar a entrada das pessoas no mundo do desenvolvimento de aplicativos e sites. Ela permite que o usuário veja o código de aplicações web abertas (criadas nos padrões de software livre), o que facilitaria a compreensão e até a alteração de seus itens de programação. Para incentivar o progresso, a plataforma ainda disponibiliza medalhas, similares às presentes nos aplicativos de geolocalização - como o 4Square.

Surman também relembrou parte do passado da web e afirmou que sites e serviços como o Facbook e Gmail, do Google, só foram criados por que o navegador Firefox, desenvolvido pela fundação, permitiu a elaboração de um "código mais inteligente" para a web. Ao falar sobre o sistema operacional Firefox OS, ele aproveitou para alfinetar a Apple. "O iPhone pode ser bonito e elegante, mas utiliza um sistema fechado que inibe a criatividade e expressão. Com o Firefox OS, qualquer pessoa poderá criar aplicativos a partir da linguagem HTML 5."

TAGs:
Firefox
Campus Party