22/10/2009 - 09:50
  • compartilharCOMPARTILHAR
  • imprimirIMPRIMIR
 

Mulher

Transplante de útero mais perto da realidade

Cientistas britânicos afirmam que o transplante de útero em humanos deverá se tornar realidade dentro de dois anos. O anúncio, feito durante uma conferência sobre fertilidade nos Estados Unidos, oferece uma alternativa a mulheres que desejam engravidar, mas que nasceram sem útero ou tiveram que retirá-lo devido a doenças como câncer.

A esperança surgiu após um estudo de uma equipe de pesquisadores de Londres, Nova York e Budapeste, que conseguiram solucionar um problema crucial nesse tipo de procedimento: como manter a irrigação do órgão transplantado. Mas o experimento, liderado por Richard Smith, do hospital Hammersmith, foi feito apenas em coelhos.

A pesquisa envolveu cinco coelhos doadores e cinco receptores, operados no Royal Veterinary College, em Londres, através de uma técnica que conecta os principais vasos sanguíneos, inclusive a aorta. Dos animais que receberam o órgão, dois sobreviveram por mais dez anos após o transplante - e morreram por causas não ligadas à operação.

Caso testes em animais maiores também apresentem bons resultados, mulheres impossibilitadas de engravidar por ausência de útero ganharão uma alternativa à barriga de aluguel ou à adoção. De acordo com os pesquisadores, elas terão que se submeter à fertilização in vitro e só poderão dar à luz por meio de cesariana. Além disso, mesmo que bem sucedido, o transplante será temporário, para evitar rejeição do organismo. O tempo, contudo, será suficiente para suportar uma gestação.

Em 2000, uma saudita de 26 anos foi a primeira mulher a receber um transplante de útero, mas um dos vasos que irrigava o órgão desenvolveu um cóagulo e ele teve que ser removido três meses depois.
 

Comentários


comentar

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para aprovação de comentários no site de VEJA

michele

gostaria de me candidatar mesmo que para testes para transplante de utero,pois,por erro medico tive que tirar minhas trompas e depois de algum tempo tive que tirar meu utero mas o colo dele permaneceu...por misericordia entre em contato comigo para qualquer seja a resposta...

05.01.2012

Tatiane

Gostaria de saber mais sobre este tipo de transplante e se possivel ser uma voluntariada, pis tenho 24 anos e tive que tirar i utero após complicações na cesaria

25.11.2011

fatyma

meu sonho é ser mã mas sou histerectomizada gostaria muito de m voluntariar para essa maravilhosa pesquisa de ttransplante de útero

28.10.2011

ELINEIDE

eu já fiz histerectomia total ; eu tinha 33 anos de la pra ca nao tive saude eu gosta ria mais de ter informaçoes sobre esse transplante sera que um dia eu vou concegui esse transplate

24.08.2011

elineide

eu já fiz histerectomia total já faz 8 anos depois dessa cirurgia eu fiquei mais doente do que antes todos os dias eu cinto muitas dores nos ossos e no musculos e tenho ondas de calor muito fortes e uma grande perca de sona antes nada disso eu tinha eu quero muito um transplante de utero ovalio trampas eu pesso muito que Deu(..)

26.07.2011

| Ler Mais

e.c.s.

que Deus ilumine esses cientistas e medicos p q der certo o transplante de ultero,poi eu nao tenho,tive q retirar com 20 anos e hoje com 38 omeu sonho ainda e muito grande de ter um filho.

01.07.2011

andreza

nossa como eu quero ter um filho da minha barriga

02.05.2011

 

Serviços

 

Assinaturas

Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados