Nutrição

Suco de beterraba pode fazer os idosos viverem mais

Ao dilatarem os vasos sanguíneos, nitratos da raiz melhoram resistência física

Beterraba

(John Foxx/Thinkstock)

Beber regularmente suco de beterraba pode melhorar a resistência física dos idosos. De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Applied Physiology, após tomar a bebida, os voluntários tiveram uma facilidade maior para realizar exercícios físicos. Durante uma caminhada, por exemplo, houve uma redução em 12% no esforço usualmente necessário.

Segundo os especialistas, os nitratos presentes na raiz agem no organismo dilatando os vasos sanguíneos. “Conseguimos demonstrar que o suco de beterraba reduz significativamente a quantidade de oxigênio que a musculatura necessita para realizar uma determinada atividade, até mesmo de baixa intensidade”, explica a autora da pesquisa Katie Lansley, ressalvando que a bebida não pode ser coada.

Isso pode melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas mais velhas, pois reverteria um problema corriqueiro que é a privação da quantia ideal de oxigênio durante um exercício físico - geralmente causada por problemas cardiovasculares - e que causa fadiga.

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados