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Propaganda estimula jovens a beber, diz estudo

Cenas atraentes, com mulheres bonitas e paisagens naturais, levam os adolescentes a consumir bebidas alcoólicas

Por Da Redação
29 abr 2011, 13h03

Praias e festas com gente bonita e alegre bebendo são comuns em anúncios publicitários de cervejas. Essas cenas atraem os adolescentes e estão diretamente associadas ao consumo da bebida alcoólica por jovens entre 11 e 16 anos, que não teriam idade para ingerir esse tipo de produto. É o que mostra um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que acaba de ser publicado pelo periódico científico Revista de Saúde Pública.

A pesquisa também revelou que os jovens prestam muita atenção aos anúncios. E dizem acreditar que as propagandas retratam �apenas a verdade�. Isso, segundo os pesquisadores, tem relação com o consumo precoce do álcool. �”Os jovens já têm até uma marca preferida de cerveja”�, diz a psiquiatra e autora do estudo, Roberta Faria.

Vice-presidente da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), instituição que representa AmBev e Schincariol, entre outras indústrias, Rafael Sampaio contesta a pesquisa, mas admite que os fabricantes sabem que a publicidade tem influência sobre o consumo de cerveja por adolescentes. �”Sabemos que há um �vazamento� do sinal além do público-alvo do produto”�, diz.

No estudo, 1.115 estudantes de 11 a 16 anos, dos sétimo e oitavo anos do ensino fundamental de três escolas de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, responderam a um questionário com mais de 100 variáveis ligadas à ingestão de álcool – sendo o método por variáveis uma forma de investigação científica descrita na literatura médica. “A escolha da cidade foi baseada em informações do IBGE que indicam São Bernardo com um perfil socioeconômico parecido com o padrão nacional�”, explica Roberta.

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Já a amostra (a escolaridade dos alunos) foi determinada por dados do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), de 2004, que indicam o início do consumo de álcool no Brasil, em média, aos 12,5 anos. �”Não podemos atribuir o consumo de cerveja aos comerciais, mas a pesquisa aponta que eles estão associados ao ato�”, diz Ilana Pinsky, psicóloga e vice-presidente da Associação Brasileira dos Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead).

Família – Mas não é só a propaganda está ligada à iniciação alcoólica, segundo o estudo. �”Pouco controle dos pais e o consumo de cigarro também aparecem diretamente associados”�, afirma Ilana. O consumo de cerveja foi menor no grupo de jovens que respondeu �dar satisfação aos pais� ao sair sem a companhia de parentes. “O jovem vai imitar o comportamento do adulto, está na fase de experimentação, da curiosidade�”, explica Ana Cecília Marques, psiquiatra e membro da Associação Brasileira de Psiquiatria.

(Com Agência Estado)

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