Tarja desafios brasileiros saúde pública

Governo

Planos de saúde agora têm prazo para agendar consultas

Agendamento de consulta básica será feito em até 7 dias. O de exames, em 3

Consulta médica: atendimentos de pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia deverão ser realizadas em sete dias úteis

Consulta médica: atendimentos de pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia deverão ser realizadas em sete dias úteis (Jupiterimages/Thinkstock)

Os planos de saúde passarão a ser obrigados a cumprir prazos para o agendamento de consultas. Resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) - responsável por fiscalizar as operadoras de saúde do país -, publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, limita a sete dias o prazo para a realização de consultas básicas, como pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia. As regras passam a valer em 90 dias úteis.  

Já o agendamento para consultas com fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisiotepêutas e atendimento em regime de hospital-dia devem ser feitos em até 10 dias. Para as demais especialidades, o prazo é de 14 dias. Consultas com cirurgião dentista também devem ser marcadas em até sete dias.

Serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial, como exames de sangue e de urina, devem ser agendados em até três dias úteis. Já o prazo para procedimentos de alta complexidade é de 21 dias úteis, bem como o atendimento em regime de internação eletiva.

O cliente poderá ser atendido na localidade que exigir, desde que esta esteja dentro da área de abrangência do plano. Urgências e emergências devem ser prestadas de imediato.

Para poder cumprir com os prazos, a operadora poderá agendar a consulta com qualquer prestador de sua rede credenciada. Isso significa que, ao marcar a consulta, o beneficiário não será atendido necessariamente pelo profissional de sua escolha.

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados