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Exercitar-se antes da escola reduz sintomas do TDAH

Segundo novo estudo, crianças que praticaram atividades físicas diariamente melhoraram os sintomas do transtorno em comparação com as que permaneceram sedentárias

Por Da Redação
9 set 2014, 11h17

Atividades físicas aeróbicas – como correr, andar de bicicleta e nadar – podem ajudar a diminuir os sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças, tanto dentro da sala de aula quanto em casa. Esses sintomas incluem, por exemplo, desatenção, mudanças de humor e problemas em conviver com outras pessoas.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: A Randomized Trial Examining the Effects of Aerobic Physical Activity on Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder Symptoms in Young Children​

Onde foi divulgada: Journal of Abnormal Child Psychology​

Quem fez: Betsy Hoza, Alan Smith, Erin Shoulberg, Kate Linnea, Travis Dorsch, Jordan Blazo, Caitlin Alerding e George McCabe

Instituição: Universidade do Estado de Michigan e Universidade de Vermont, Estados Unidos

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Resultado: Crianças que se exercitaram 30 minutos diariamente antes da escola, em comparação com as que realizaram atividades sedentárias, melhoraram sintomas relacionados ao TDAH.

Essa é a conclusão de uma pesquisa conduzida na Universidade do Estado de Michigan, nos Estados Unidos, e publicada nesta terça-feira. O estudo foi feito com cerca de 200 crianças de seis anos de idade, em média. Metade delas foi considerada como tendo um alto risco de TDAH por apresentarem sintomas relacionados ao transtorno.

Comparação – Na pesquisa, parte das crianças passou a fazer parte de um grupo que praticava 30 minutos de exercícios aeróbicos diariamente antes de irem para a escola. O restante realizou atividades dentro da sala de aula, que não exigiam esforço físico. Os estudantes, então foram acompanhados durante três meses.

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Traumas na vida da criança podem agravar TDAH

Segundo o estudo, todas as crianças apresentaram uma melhora em relação aos sintomas do TDAH. No entanto, o maior benefício ocorreu entre aquelas com maior risco de TDAH e que praticaram atividades físicas. A melhora foi observada tanto no ambiente escolar quanto na casa das crianças.

Para Alan Smith, pesquisador da Universidade do Estado de Michigan e um dos autores do estudo, pesquisas futuras devem ser feitas para descobrir a quantidade e a frequência de exercícios necessárias para promover o benefício a crianças com TDAH.

“Apesar das questões que ainda precisam ser respondidas, a atividade física parece ser uma intervenção promissora para TDAH, e que ainda oferece benefícios para a saúde em geral. Isso dá às escolas mais uma boa razão para incorporar exercícios físicos no currículo”, diz Smith.

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