Tarja do tema pergunte ao médico

Vídeo

Especialista tira dúvidas sobre labirintite

O médico Fernando Ganança, da Sociedade Brasileira de Otologia, explica como lidar com a tontura e se é possível prevenir os sintomas da doença

Quem tem labirintite geralmente convive com situações em que o corpo parece flutuar ou com a impressão de que o ambiente ao redor de si está girando. Às vezes, essas sensações podem vir acompanhadas de sintomas como náusea, vômito e diarreia. Não há uma frequência específica para o o surgimento dos sinais. Segundo Fernando Ganança, otorrinolaringologista da Sociedade Brasileira de Otologia (SBO) e chefe da disciplina de Otoneurologia da Universidade Ferderal de São Paulo (Unifesp), a labirintite é um distúrbio da estrutura do ouvido interno, que ajuda a manter o equilibrio. A doença pode ter várias causas, entre problemas como diabetes, alterações hormonais, colesterol, efeitos colaterais de alguns medicamentos, estresse e alimentação incorreta. Apesar de ser considerada o principal sintoma da doença, nem toda tontura deve ser classificada como labirintite. Nos Estados Unidos, 42% da população apresentam ou já apresentaram tontura. Ganança explica o que é labirintite, o que deve ser feito quando ocorrer a tontura, como tratar e também dá dicas de atitudes que podem prevenir o problema. 

(Com reportagem de Natalia Cuminale)

*O conteúdo destes vídeos é um serviço de informação e não pode substituir uma consulta médica. Em caso de problemas de saúde, procure um médico.

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados