25/08/2009 - 11:52
  • compartilharCOMPARTILHAR
  • imprimirIMPRIMIR
 

Alimentação

Dietas como a de Atkins podem elevar riscos de ataque cardíaco

dieta-proteina.jpg

Dietas que restringem o consumo de carboidrato, como a famosa dieta do dr. Atkins, podem aumentar o risco de obstrução das artérias e levar a um ataque cardíaco. Esse conceito já era difundido por muitos especialistas, mas a confirmação foi dada por um estudo publicado nesta segunda-feira pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Para a pesquisa, cardiologistas do Beth Israel Deaconess Medical Center (BIDMC), em Boston, analisaram os efeitos de três dietas em ratos de laboratório. Enquanto um grupo foi submetido a altos níveis de gordura, outro recebeu um regime à base de pouco carboidrato e muita proteína. Um terceiro grupo serviu como controle.

Após seis semanas, a equipe observou que os riscos de arteriosclerose, nome dado à obstrução das artérias, foram duas vezes maiores entre os roedores privados de carboidratos, com chances de 5,4% e 2,2%, respectivamente. Doze semanas depois, a proporção se manteve, mas com riscos de 15,3% e 8,8%.

Segundo Anthony Rosenzweig, diretor de Pesquisa em Cardiologia do BIDMC, "é muito difícil compreender através de estudos clínicos a forma como as dietas afetam a saúde vascular", já que seus efeitos não são acusados por indicadores como o colesterol. "Por enquanto, parece que uma dieta moderada e balanceada, aliada a exercícios regulares, é provavelmente o melhor para a maioria das pessoas".

 

Comentários


comentar

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para aprovação de comentários no site de VEJA
 

Serviços

 

Assinaturas

Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados