11/07/2011 - 12:56
  • compartilharCOMPARTILHAR
  • imprimirIMPRIMIR
 

Emagrecimento

Dietas ricas em proteína ajudam a reduzir a fome, diz estudo

Alimentos proteicos aumentam saciedade em homens obesos e com sobrepeso

Dieta rica em proteína ajuda no processo de emagrecimento

Dieta rica em proteína ajuda no processo de emagrecimento (Comstock)

Refeições ricas em proteína reduzem a fome e aumentam a sensação de saciedade ao longo do dia em pessoas que estão em processo de emagrecimento. É o que sugere uma pesquisa publicada no periódico científico Obesity, que faz uma comparação com outras dietas que pregam o consumo de alimentos proteicos apenas em sua quantidade normal. De acordo com o estudo, homens obesos e com sobrepeso que tentaram emagrecer consumindo entre 18% a 35% de proteína tiveram a fome reduzida.

Para a pesquisa, Heather Leidy, professora de nutrição e fisiologia do exercício da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, verificou a frequência com que se alimentavam os homens com obesidade e sobrepeso em tentativa de emagrecimento. De acordo com os resultados, aqueles que consumiam mais proteína e faziam três refeições diárias tiveram menos fome durante o dia e a noite do que aqueles que comeram as quantidades normais de proteína e fizeram seis refeições diárias.

Segundo Leidy, o estudo acrescenta evidências a pesquisas anteriores que já sugeriam que dietas ricas em proteínas estão associadas à diminuição do consumo calórico. No ano passado, uma pesquisa publicada pela revista científica Nutrition Research mostrou que pessoas que consomem ovos no café da manhã ingerem 400 calorias a menos do que aqueles que comem pães. Outra pesquisa mostrou que pessoas com sobrepeso que comem ovos pela manhã perderam 65% mais peso e sentiram-se com mais energia do que as pessoas que fizeram um café da manhã com pães, com o mesmo número de calorias e volume.

Saiba mais sobre dietas e emagrecimento:

Vídeo
Alfredo Halpern

Médico endocrinologista, professor da Faculdade de Medicina da USP e autor dos livros Pontos para o gordo e, em co-autoria com Claudir Franciatto, Desta vez eu emagreço! e Magro para sempre!

É possível fazer uma dieta para perder apenas as gorduras localizadas - o famoso pneuzinho, por exemplo?

 




*O conteúdo destes vídeos é um serviço de informação e não pode substituir uma consulta médica. Em caso de problemas de saúde, procure um médico.

  Tags

Comentários


comentar

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para aprovação de comentários no site de VEJA
 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados