06/10/2009 - 12:29
  • compartilharCOMPARTILHAR
  • imprimirIMPRIMIR
 

Alimentação

Dieta do Mediterrâneo previne a depressão, diz estudo

Pesquisadores espanhóis acreditam ter descoberto mais uma vantagem da famosa Dieta do Mediterrâneo: o combate à depressão. Eles concluíram que pessoas adeptas de uma alimentação rica em legumes, frutas e cereais, mas pobre em carne vermelha, são 30% menos propensas a desenvolver a doença. O estudo foi publicado na revista científica Journal of the American Medical Association.

Para o levantamento, foram analisados 10.094 adultos saudáveis pelo período de quatro anos e meio. Depois de responderem a questionários, os participantes foram examinados quanto a sua adesão à dieta, comumente associada e menores riscos cardíacos e de câncer. Os maiores adeptos foram homens, ex-fumantes, casados ou indivíduos mais velhos, disse a equipe da Universidade de Navarra e Las Palmas. Eles também se mostraram mais ativos fisicamente.

Ao final da pesquisa, foram identificados 480 novos casos de depressão - 156 em homens e 324 em mulheres. Os resultados foram considerados significativos por Miguel Martinez-Gonzales, da Universidade de Navarra. "Trinta por cento é uma grande redução no risco e isso pode ser muito importante ao se levar em conta o enorme fardo de doenças apresentadas pela depressão", disse o pesquisador, segundo a rede britânica BBC. Ele ressaltou, contudo, que mais estudos são necessários.
 

Comentários


comentar

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para aprovação de comentários no site de VEJA
 

Serviços

 

Assinaturas

Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados