Saúde
Pesquisa
Dieta gordurosa no início da gravidez aumenta chances da mulher gerar meninos
Consumo de bacon pode aumentar as chances de uma mulher gerar meninos (Getty Images)
Mulheres que tomam café da manhã e consomem alimentos calóricos no início da gravidez têm mais chances de gerar filhos do sexo masculino, afirmaram cientistas nesta segunda-feira. Uma dieta baseada em alimentos com menos gordura, disseram os cientistas, favorece o nascimento de meninas.
O estudo parece dar crédito ao ditado popular que afirma ser necessário comer bacon para ter filhos meninos.
A pesquisa foi realizada pela Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, e liderada pela médica Cheryl Rosenfeld. "Em humanos e ratos a restrição alimentar e a dieta pobre em gordura no início da gravidez pode levar ao excesso de meninas. Trata-se, provavelmente, de uma perda seletiva de fetos do sexo masculino, o mais vulnerável", explicou a especialista.
Os pesquisadores analisaram genes de placenta de ratos submetidos a uma dieta calórica e genes de placenta de ratos submetidos a uma dieta pobre em gordura. A comparação mostrou que, além da mudança de sexo dos fetos, foi identificada maior sensibilidade relacionada à alimentação nos bebês femininos.
De acordo com a pesquisa, após 12 dias - metade do período de gestação dos camundongos -, cerca de 2000 genes sofreram alterações no sexo ou em outros elementos hereditários responsáveis pelas funções do rim e olfativas.
O estudo mostrou aos cientistas que a dieta materna tem muita influência na placenta das mulheres e que ela pode ser responsável por importantes alterações genéticas.
A pesquisa, parte de um estudo maior que vem sendo realizado por especialistas há 2 anos, foi publicada no The Proceedings of the National Academy of Sciences, nos Estados Unidos.
Nos últimos anos foi identificado um considerável declínio no nascimento de meninos em todo mundo. A pesquisa da médica Rosenfeld sugere que essa é uma consequência do comportamento das futuras mães que optam por consumir uma dieta leve durante a gravidez, evitando, inclusive, o consumo diário do café da manhã.





Comentários