Saúde
Comportamento
Tomar cerveja todos os dias faz bem à saúde do coração
Desde que moderado, consumo da bebida protege contra doenças cardíacas
Cerveja: consumo moderado e rotineiro da bebida pode ser benéfica para a saúde do coração (Creatas/Getty Images)
A cerveja foi elevada ao status do vinho no que diz respeito aos benefícios à saúde. Uma pesquisa conduzida pelo instituto italiano Research Laboratories, da Fondazione di Ricerca e Cura Giovanni Paolo II, mostra que o consumo moderado da bebida faz bem ao coração. O estudo foi publicado nesta terça-feira na edição on-line do European Journal of Epidemiology.
Leia também: Os benefícios do álcool à saúde
De acordo com a pesquisa, tanto o vinho quanto a cerveja podem ter efeitos positivos ao coração - desde, é claro, que sejam consumidos sem excessos. É importante ressaltar que nenhum estudo jamais relacionou quaisquer benefícios à ingestão de grandes quantidades de bebida alcoólica — pelo contrário, o consumo em excesso só oferece prejuízos à saúde.
Durante a fase de levantamento de dados, a equipe usou uma abordagem estatística de meta-análise, agrupando diferentes estudos mundiais anteriores para chegar a um resultado global. Desta forma, foi possível examinar dados de mais de 200.000 pessoas, para as quais os hábitos de consumo alcoólico foram associados com doenças cardiovasculares.
Os resultados confirmam o que já era sabido sobre o vinho: o consumo moderado (cerca de duas taças por dia para homens e uma para mulheres) pode reduzir os riscos para doenças cardiovasculares em até 31%, frente aos abstêmios. A novidade da pesquisa, no entanto, é que ela reúne pela primeira vez evidências do efeito benéfico da cerveja: uma caneca da bebida ao dia (500 mililitros) é capaz de proteger o coração, em variedades de cerveja com teor alcoólico de 5%. Além de ter graduação alcoólica baixa, a cerveja contém ainda ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio - nutrientes que protegem o sistema cardiovascular.
“Na nossa pesquisa, nós consideramos o vinho e a cerveja separadamente: você primeiro observa uma redução no risco cardiovascular com o consumo baixo a moderado. Então, conforme há um aumento no consumo, é possível ver as vantagens desaparecerendo, até que o risco aumenta. Pudemos observar ainda que a curva de risco para as duas bebidas praticamente se sobrepõem”, diz Simona Costanzo, responsável pela pesquisa.
Precaução - Mas a cerveja, assim como o vinho, deve ser consumida com moderação. Segundo Augusto Di Castelnuovo, chefe da Unidade de Estatística do Research Laboratories e pioneiro nos estudos epidemiológicos sobre o álcool, os dados encontrados no estudo não devem ser extrapolados para todas as pessoas. “Em mulheres jovens, ainda no seu período fértil, o álcool pode, por exemplo, aumentar um pouco os riscos para alguns cânceres. Isso pode contrabalancear os efeitos positivos para o coração”, diz Castelnuovo.
Os pesquisadores não conseguiram responder ainda se os efeitos positivos para a saúde cardiovascular são um resultado do álcool em si ou de algumas substâncias presentes nas bebidas.
Clique nas perguntas abaixo para saber mais sobre os benefícios do vinho e da cerveja:
Que benefícios a cerveja traz à saúde?
*O conteúdo destes vídeos é um serviço de informação e não pode substituir uma consulta médica. Em caso de problemas de saúde, procure um médico.






Comentários
Lucinho
Tomo três latas de cervejas todos os dias, sinto-me relaxado, pois a rotina do dia a dia é insuportável,prefiro tomar cerveja, do que tomar remédio controlado....
13.02.2012
Junior 35 anos
Eu venho me tratando desde os 18 anos de idade, eu já sabia disso :-)...
22.11.2011
Bruna
A pessoa não morre de doenças cardiacas, e menos de 20 anos depois ela morre de cirrose. Uma grande palhaçada.
21.11.2011
Alex Barros
Graças a esse estudo as nossas esposas irão deixar a gente beber em paz, mesmo sabendo q só são cinco cervejas no final de semana.kkkkkkkkkkkk
20.11.2011
Kauê
e é melhor ainda se tomarmos 2 taças de vinho, e 500ml de breja?!... ou não é bom junta os 2?..kkk
18.11.2011
robertson
o problema é o sobrepeso, passamos a vida brigando com a balança. 500 ml de cerveja dia geram quantas calorias diarias a mais ? na pratica isso é impossivel de acontecer: beber apenas um copinho sem aumentar a dose
18.11.2011
caipira
caramba, mas qm vai bber uma cerveja por dia? rsss...
17.11.2011
ronaldo
muito bom esse estudo, só veio confirmar o que eu já imaginava... "uma cerveja antes do almoço é muito bom, pra ficando melhor!!"
17.11.2011
gustavo silva
muito imteressante da cerveja sou diabetico e tomo cerveja
16.11.2011
Jardan
só acredito quando inventarem uma cerja que não destrua a vida de quem bebe e nem daquele que não bebem mais são afetado por causa da cachassada dos que publicam baboseiras com frases beba com moderação! isso não existe e nem vai existir nunca!
16.11.2011
Márcio
Parem de ser hipócritas as pessoas se matam de fast fodd, detonam na Coca-cola comem comidas com os mais variados tipos de química, se auto medicam e vem falar mal de Cerveja. Ora para alguns aqui a vida deve ser muito chata mesmo só criticam ou devem ser evangélicos assim como qualquer coisa Cerveja em excesso faz mal mas s(..)
16.11.2011
| Ler Mais
deyse
pode ser verdade que a cerveja possa fazer bem a saude moderadamente,mas tem tbm os seus maleficios,que nunca sao publicados,na verdade isso é mais uma estratégia de marketing.a cerveja nao é recomendada para quem tem problemas estomacais,como a gastrite,mesma tomada moderadamente,pode ser prejudicial....
16.11.2011
CARLOS ALBERTO BAPTISTA
como fala o grande poeta ALUISIO MACHADO, àgua demais mata a planta, vamos fazer tudo sem axessos.
16.11.2011
Francisco Ramos
O Dr. Julio Vieira é o melhor melhor do mundo em cerveja
16.11.2011
Escritor
Se eu tivesse 50 bilhões de dólares a disposição, comprovaria até que cocaina ingetada na veia faz bem para alguma coisa em nosso corpo. Esse tipo de artigo é para ser levado a sério? O vinho so faz bem a saúde por causa da uva. Então, coma uva ou beba seu suco e fim de papo furado.
15.11.2011
jose walter nogueira
Existem vários tipos de doença cardíaca. A cerveja, assim como o vinho, pode fazer bem para as coronárias. Mas para o sistema elétrico do coração, que comanda o ritmo e a frequencia cardiaca, o álcool é altamente tóxico. Seu uso continuado pode provocar arritmias cardíacas graves, com consequencias nefastas.
15.11.2011
abrao pereira de araujo
justamente agora que resolvi para de beber por causa da lei seca, ja sei vou parar de dirigir.
15.11.2011
Rodrigo
E quanto à cerveja sem álcool?
15.11.2011
Hélio
Qual cervejaria patrocinou o "estudo"?
15.11.2011
Aldira
só que a cerveja dá uma barigaaaa.... as mulheres que se cuidem...
15.11.2011
Marcus Oliveira
Um dia saberemos através de sérias pesquisas científicas que o fumo nunca fez mal a ninguém, assim como o ovo, o vinho e, agora, a cerveja.
15.11.2011
Papai Sabetudo
A cerveja, ingerida na medida acima indicada, pode até trazer benefícios para o coração e coronárias, mas o seu efeito colateral, isto é, os malefícios daí advindos não podem ser desprezados, como a cirrose hepática e a pancreatite aguda, que não precisam de muito álcool para se instalarem no organismo das pessoas. Álcool é (..)
15.11.2011
| Ler Mais
Francisco Ivantes
Cerveja pode. Babosa não, mamãe Anvisa não deixa.
15.11.2011
tharley
A fala do médico deu uma impressão que ele andou provando do próprio remédio...;)
15.11.2011
Hildo Evaristo
Tô bem na fita... hahahahahah!
15.11.2011
GERLANDIA
FAÇO DE TUDO PARA MEU FILHO NÃO BEBER E QUANDO LEIO ESSAS NOTÍCIAS FICO ASSUSTADA,O CIGARRO TEM UMA QUANTIDADE SEGURA PARA NÃO SE TER UMA DOENÇA OU FICAR VICIADA?SÓ É BOM PROS FABRICANTES E NÃO PARA A FAMÍLIA E SOCIEDADE.
15.11.2011
Ari Marques
Realmente, vivemos em uma época de contraditórios. O ovo já foi vilão, hoje é mocinho. A carne de porco já foi vilã, hoje é mocinha. E, a cerveja, que sempre foi vilã, será que também vai se transformar em mocinha???
15.11.2011