27/03/2011 - 20:42
  • compartilharCOMPARTILHAR
  • imprimirIMPRIMIR
 

Alimentação

Comer peixe uma vez por semana impede doença ocular

Alimentos mais benéficos são atum, salmão, sardinha, anchova e espadarte

The New York Times

Um novo estudo aponta um bom motivo para comer peixe: mulheres que seguiram uma dieta rica em ácidos graxos ômega 3, encontrado em peixes, apresentaram um risco significativamente mais baixo de desenvolver a degeneração macular relacionada à idade, doença causadora da perda da visão na velhice.

O estudo sobre saúde feminina conduzido pela Universidade Harvard acompanhou 39.876 mulheres na meia-idade. Os pesquisadores pediam às participantes para preencher questionários detalhados de frequência alimentar no começo da pesquisa, em 1993. Após um acompanhamento por dez anos, 235 das mulheres haviam desenvolvido a doença.

Uma análise nos Arquivos de Oftalmologia revelou que as mulheres que relataram comer uma ou mais porções de peixe por semana tinham probabilidade 42% menor de desenvolver degeneração macular relacionada à idade do que aquelas que comiam peixe uma vez por mês. Os pesquisadores ajustaram os dados para controlar outros fatores ligados à doença, como o tabagismo. Atum enlatado e peixes de carne escura, como cavala, salmão, sardinha, anchova e espadarte, parecem ser os mais benéficos.

“Sabemos que existem processos inflamatórios envolvidos na degeneração macular atrófica e que os ácidos graxos de cadeia longa do ômega 3 têm efeito anti-inflamatório”, afirmou o autor principal do estudo, William Christen, professor adjunto no Brigham and Women’s Hospital e na Escola de Medicina de Harvard.

Comentários


comentar

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para aprovação de comentários no site de VEJA

Eraldo

O povo não liga mais para estas frescuras,agora ja temos que levantar a mão para o céu se der para comer ovo.Ta tudo na hora da morte.

27.03.2011

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados