Influenza A

Cientistas encontram pela primeira vez o vírus da gripe em morcegos

Ainda não se sabe se o novo vírus pode ser uma ameaça a humanos

vírus Influenza A

Vírus Influenza A: apesar de ser diferente dos vírus da Influenza A conhecidos, o vírus encontrado nos morcegos é compatível para troca genética com vírus da Influenza que atacam células humanas (CDC/VEJA)

Especialistas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, encontraram pela primeira vez um vírus da gripe em morcegos. A pesquisa, publicada na revista Proceedings of National Academy of Sciences, afirma que ainda é muito cedo para dizer se ele traz algum risco a seres humanos. 

Opinião do especialista

Alexandre Naime Barbosainfectologista-assistente da Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP


O vírus encontrado apresentou muitas diferenças em relação aos tipos conhecidos de Influenza A. Mais pesquisas são necessárias, mas ele poderia, sim, vir a afetar seres humanos. Os morcegos têm sido descritos como portadores de uma série de vírus que acabam afetando os humanos. Recentemente, morcegos transmitiram o vírus da SARS (Síndrome Respiratória Aguda Severa), Ébola e Nipah (que causa uma encefalite potencialmente mortal).

O novo vírus pertence à família da Influenza A. Pássaros são os principais hospedeiros desse vírus, mas ele é também encontrado em humanos e em outros animais, como porcos, cavalos e baleias. 

Entre 2009 e 2010, cientistas coletaram mais de 300 morcegos no posto internacional do CDC, na Guatemala, para uma pesquisa focada em raiva, mas outras categorias causadores de doenças também foram verificadas – e a presença novo vírus foi comprovada.

O vírus foi encontrado no intestino de exemplares da espécie Sturnira lilium, conhecida como morcego dos ombros amarelados. Esse animal não ataca humanos – alimenta-se de frutas e insetos.

Porém, os cientistas acreditam que o vírus pode contaminar alimentos mordidos pelo animal, e consequentemente, infectar humanos que digerirem o mesmo alimento.

Na Malásia, por exemplo, morcegos que continham o vírus Nipah deixaram cair frutas semimastigadas em criadouros de porcos, o que provocou a contaminação dos tratadores, em contato com as fezes dos animais. O caso inspirou o fictício vírus MEV-1, do filme Contágio.

Os cientistas responsáveis pela pesquisa suspeitam que alguns morcegos contraíram o vírus da gripe comum há alguns séculos. De lá para cá, teriam ocorrido mutações. 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados